VIDAS PRETAS IMPORTAM... COVID-19, PRECONCEITO, TRABALHO E CAPITALOCENO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7803

Resumo

Vidas pretas importam, esse é o grito que ecoa nas ruas das cidades no mundo todo! O fato do ex-segurança negro George Floyd ter sido assassinado por policiais brancos nesse momento de pandemia, mostra muito mais sobre o sistema em que vivemos do que podemos imaginar. A partir deste fato, o presente artigo busca articular os impactos da pandemia de covid-19 no trabalho e o pensamento de ecologia-mundo capitalista de Jason W. Moore, para apontar uma nova época geológica, o capitaloceno. Assim, partindo da discussão do trabalho e dos 4 baratos necessários para o avanço do capital, apontamos a crise sistêmica do capitalismo e as possíveis consequências dessa crise.

Palavras-chave: Covid-19, Capitaloceno, Trabalho-barato, Ecologia-mundo capitalista;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Zanardi Coltro, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ UNIVERSITY OF CAMBRIDGE

Graduado em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Parana (2001), Especialista em Bioética pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e Mestre em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2005), Doutor em Geografia pela UEL - Universidade Norte do Paraná e University of Cambridge (UK). Desenvolveu pesquisas na área de Animal Geography; Consumo Sustentável; Ética Animal; Associativismo e Cooperativismo e Responsabilidade Sócio-ambiental. Também é pesquisador da área de bioética, em especial para a Ética Animal e Ética Ambiental da Sociedade Brasileira de Bioética. Tem experiência na área de pesquisa em relações humano-animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Animal Geographies, Bioética, Meio Ambiente, Ética animal. Atualmente pesquisa na área de Animal Geographies.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Coltro, F. L. Z. (2021). VIDAS PRETAS IMPORTAM. COVID-19, PRECONCEITO, TRABALHO E CAPITALOCENO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 238–259. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7803

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 2