A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS POVOS AMAZÔNICOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7792

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar e analisar o perfil e a estrutura produtiva de agricultores de três comunidades rurais (Cipoteua, Guarajubal e Porto Alegre) do município de Marapanim-PA. Foram aplicados formulários semiestruturados aos agricultores e os dados coletados foram analisados quantitativamente em frequências e pelo Teste G. Nas três comunidades, os agricultores foram predominantemente nativos, com mínima escolaridade e poder aquisitivo, e a agricultura correspondeu a uma alternativa de produção de alimentos e de renda. Tais produtores não diferiram em relação aos fatores socioeconômicos, exceto quanto à renda mensal. A agricultura praticada era de base familiar, pelo sistema tradicional, sendo a mandioca o produto mais cultivado e a farinha, o sub-produto mais comercializado. As famílias de Cipoteua foram as mais dependentes da agricultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raynon Joel Monteiro Alves, Universidade Federal do Pará

Graduado em Ciências Naturais com habilitação em Biologia e Mestre em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade do Estado do Pará. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; diagnósticos socioeconômicos, ambientais e institucionais; desenvolvimento sustentável; uso e gestão de recursos naturais, com ênfase em comunidades rurais. Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia, da Rede Bionorte, Universidade Federal do Pará, atuando na linha de pesquisa: "Bioprospecção e desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos", desenvolvendo estudos sobre briófitas amazônicas e o controle sustentável de insetos-praga.

Ana Lúcia Nunes Gutjahr, Universidade do Estado do Pará

Possui Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1983), Especialização em Sistemática Zoológica pela UFPA (1984), Mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA (1989) e doutorado em Ciências Biológicas - INPA (Entomologia) (1996). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UEPA, Lider do Grupo de Pesquisa intitulado Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica e pesquisadora colaboradora do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. Tem experiência na área de Ensino de Ciências, Ecologia e Taxonomia de Insecta, atuando principalmente nos seguintes temas: Orthoptera-Acridoidea terrestres e semi-aquáticos, Coleções Científicas, Biodiversidade, Comportamento populacional, Artrópodes associados à macrófitas aquáticas

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará Universidade Federal do Pará

Licenciado em Física pela Universidade Federal do Pará (1991); Bacharel em Física pela Universidade Federal do Pará (1994); Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (1995) e Doutor em Ciências, na modalidade Física, pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto IV da Universidade do Estado do Pará. Sua linha de pesquisa é Estudos e Pesquisas Interdisciplinares que envolvam Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação, Cultura, Saúde e/ou Meio Ambiente. Outra linha de pesquisa de interesse é a Modelagem Ambiental e Ecológica de Ecossistemas Amazônicos.

 

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Alves, R. J. M., Gutjahr, A. L. N., & Pontes, A. N. (2021). A AGRICULTURA FAMILIAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS POVOS AMAZÔNICOS: O CASO DO MUNICÍPIO DE MARAPANIM, PARÁ. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 109–127. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7792

Edição

Seção

ARTIGOS