A RENDA DA TERRA E A ATUAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS FUNDIÁRIOS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7781

Resumo

Este artigo resulta de uma dissertação de mestrado sobre a renda da terra na produção do espaço urbano. Sendo esta parte da mais-valia não paga, correspondente à parte do trabalhador apropriada pelo proprietário fundiário. Essa discussão levou-nos a considerar que a renda da terra é uma categoria válida para a análise da questão urbana. A cidade de Vitória da Conquista- BA serviu de lócus para a análise da expansão capitalista fundamentada sob a tríade: proprietários fundiários, capitalistas e classe trabalhadora, na constituição do espaço urbano contemporâneo, no contexto de mundialização que tem a terra como capital fictício, objeto de financeirização no sistema de créditos que assegura a extração da renda da terra, a expansão imobiliária e a especulação. Teve-se então, como objetivo principal analisar como os processos de extração da renda da terra têm contribuído para a produção do espaço urbano e consequentemente para a manutenção das contradições socioespaciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Faria Chaves, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Geografia/PPGEO-UESB. Professora de Geografia da Rede Pública e Particular de Ensino de Vitória da Conquista/BA. Pesquisadora vinculada ao Grupo Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade (CNPq-UESB) e ao Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (CNPq-UFS).

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, Bahia, Brasil

Doutora em Geografia Humana pela UFS. Professora Pleno do Departamento de Geografia da UESB; Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, mobilidade e relação Campo-Cidade (CNPq); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2021-03-02

Como Citar

Chaves, M. F., & Souza, S. T. (2021). A RENDA DA TERRA E A ATUAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS FUNDIÁRIOS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(3), 24–54. https://doi.org/10.33026/peg.v21i3.7781

Edição

Seção

ARTIGOS