RELAÇÕES DE TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL DE PARAGUAÇU-MG: O CASO DA PRODUÇÃO DE TERNOS

Autores

  • Flamarion Dutra Alves Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG https://orcid.org/0000-0003-0318-7301
  • Thiago Verissimo Esteves Graduado em Geografia Bacharelado pela UNIFAL-MG. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7767

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a realidade das relações de trabalho no interior da indústria têxtil de ternos na cidade de Paraguaçu - Minas Gerais. A cidade mostra como a acumulação flexível e reestruturação produtiva criam relações de trabalho precárias no contexto de uma cidade pequena, calcadas na baixa remuneração, qualificação inexistente e constantes danos aos direitos trabalhistas. A dependência econômica da cidade em relação a atividade têxtil, fragiliza as ações dos sindicatos e poder público, pois a desconcentração industrial dos grandes centros, visa essa dinâmica nas cidades pequenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flamarion Dutra Alves, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Graduado em Geografia (UFSM). Mestre em Extensão Rural (UFSM). Doutor em Geografia (UNESP - Rio Claro). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Líder do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL)

Thiago Verissimo Esteves, Graduado em Geografia Bacharelado pela UNIFAL-MG. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL)

Graduado em Geografia Bacharelado pela UNIFAL-MG. Membro do Grupo de Estudos Regionais e Socioespaciais (GERES/UNIFAL)

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Dutra Alves, F., & Verissimo Esteves, T. (2020). RELAÇÕES DE TRABALHO E PRECARIZAÇÃO NA INDÚSTRIA TÊXTIL DE PARAGUAÇU-MG: O CASO DA PRODUÇÃO DE TERNOS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 199–227. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7767

Edição

Seção

ARTIGOS