TRABALHO E EDUCAÇÃO: O EDUCADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7759

Resumo

Este artigo estabelece relação entre educação, trabalho e pandemia. O objetivo foi refletir sobre o impacto da covid-19 na vida dos educadores de uma escola do campo, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa-base para a discussão foi realizada por meio de dados coletados pela ferramenta de questionário Google Forms, e pelo aplicativo multiplataforma de mensagens Whatsapp, onde dezessete (17) trabalhadores participaram. Fica evidente no decorrer deste texto a realidade a qual esses educadores/trabalhadores estão inseridos, tal como as condições de trabalho. Contudo é reafirmada a importância da educação e da escola como espaço de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Graduado pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de geografia Licenciatura no ano de 2014. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia-PPGGEO/UFSM no ano de 2018. Doutorando em Geografia-PPGGEO/UFSM com previsão de término em 2022. Participante de diversos projetos de pesquisa e extensão, com as temáticas de Educação no campo; Educação Ambiental; Gênero e sexualidade; Mortalidade Infantil; Catadores e Memória e Patrimônio Cultural. É professor da Rede Estadual do RS na Área das Humanas - Componente Curricular: Geografia

TRABALHO E EDUCAÇÃO: O EDUCADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19

Gabriella Eldereti Machado, Universidade Federal de Santa Maria

É Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFar - Campus Alegrete (2015). Especialista Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é Discente do Programa de Pós - Graduação em Educação - Doutorado em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Participou do Grupo de Estudo e pesquisa Feministas (UFSM); do Grupo de Estudos em Políticas e Gestão Educacional (IFar - Campus Alegrete); do Grupo de Agroecologia Terra Sul (UFSM). Atualmente participa do Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial do Pampa (IFar - Campus Alegrete) e atua como pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social - GEPEIS (UFSM). Trabalha na área da Educação, com ênfase na Formação de Professores e Imaginário Social.

Isabela Mello Silveira, UFSM

Mestra em Geografia, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria no curso de Tecnologia em Geoprocessamento (2016) e Licenciada pelo Programa de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Educação da UFSM (2018). Atualmente nesta instituição é aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Doutorado). Possui experiência em Recursos Hídricos, Geoprocessamento e Dinâmicas Territoriais.

Flávio Cezar dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

É graduado no Curso de Licenciatura em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação (UFSM) e mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional, pela mesma Instituição de Ensino. Foi bolsista do PIBID Interdisciplinar Educação do Campo - UFSM. Atua como professor de Língua Portuguesa e Redação desde 2015 no Ensino Básico. É professor-tutor no curso de Pedagogia EAD - UFSM.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Folmer, I., Machado, G. E., Silveira, I. M., & dos Santos, F. C. (2020). TRABALHO E EDUCAÇÃO: O EDUCADOR EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM TEMPOS DE COVID-19. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 411–437. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7759

Edição

Seção

DOSSIÊ: "A CRISE DA COVID-19 E SEUS IMPACTOS PARA A CLASSE TRABALHADORA" - Vol. 1