OS SUJEITOS DO TRABALHO E A EXPROPRIAÇÃO DE DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO SÉCULO XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7566

Resumo

O Brasil do século XXI apresentou, até agora, diferentes nuances da nova morfologia do trabalho. Os sujeitos do trabalho, os quais conviveram com o aumento do emprego formal na primeira década do século, adentram os dez anos subsequentes distanciando-se dos direitos trabalhistas e previdenciários. Este artigo propõe a compreensão das formas de acumulação atuais na perspectiva da expropriação dos direitos constitucionais direcionados aos sujeitos do trabalho, tendo como base os residentes na Região Metropolitana de Goiânia em 2017. Problematizamos, então, a efetivação do capital no Brasil atual e as manifestações dos direitos fundamentais assegurados na Constituição Federal, a exemplo do trabalho e da previdência social, na perspectiva da análise geográfica, provocando o debate acerca dos grupos hegemônicos, dos discursos que têm por objetivo a manipulação da classe trabalhadora e das estratégias para a manutenção e controle do poder no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renatha Cândida da Cruz, Instituto Federal de Goiás

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (Bacharelado em 2006 e Licenciatura em 2007), Especialização em Educação Inclusiva com ênfase no AEE (2012) e Mestrado em Dinâmica Socioespacial pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás em 2015 e atualmente é doutoranda em Geografia na referida Instituição. É professora de Geografia no Instituto Federal de Goiás - Campus Uruaçu. Participa do Grupo de Pesquisa Território e Fluxos e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas (Trappu) da Universidade Federal de Goiás.

Marcelo Rodrigues Mendonça, Universidade Federal de Goiás

Professor Associado III dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Geografia e Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás do Instituto de Estudos Socioambientais e Regional Catalão. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia do Trabalho, Geografia Agrária e Planejamento Urbano e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, território, políticas públicas, Cerrado e Povos Cerradeiros, luta pela terra, pela água e pela reforma agrária, produção camponesa, agrohidronegócio, modernização do território, agroecologia, (Re)Existências e movimentos sociais. Membro do Conselho Editorial de diversas revistas nacionais e estrangeiras. Foi Secretário da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE) de 2009 a 2011. Foi Presidente da AGB/Seção Catalão (2003-2005). É Membro Fundador e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais GETeM/UFG. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho CEGeT/UNESP. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa das Dinâmicas Territoriais LABOTER/IESA/UFG. É Líder do Grupo de Pesquisa Território, Trabalho e Políticas Públicas IESA/UFG. Foi Coordenador do Programa de Pós-graduação Mestrado em Geografia da UFG/Regional Catalão (2008 a 2010). É Coordenador da Rede Goiana de Pesquisa em Agroecologia (FAPEG). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão e cultura, assessora movimentos sociais, instituições públicas, organizações não governamentais, Ministério Público etc., sobre os efeitos socioambientais de grandes empreendimentos e as transformações espaciais no Brasil e em áreas de Cerrado. De abril de 2013 a março de 2016 foi Secretário Municipal de Meio Ambiente em Catalão/GO.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Cruz, R. C. da, & Mendonça, M. R. (2020). OS SUJEITOS DO TRABALHO E A EXPROPRIAÇÃO DE DIREITOS CONSTITUCIONAIS NO SÉCULO XXI. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 149–169. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7566

Edição

Seção

ARTIGOS