“TERRA A VISTA!”: APROPRIAÇÃO DE TERRAS E RECURSOS TERRITORIAIS PELAS MINERADORAS MULTINACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

Autores

  • Leon Martins Carriconde Azevedo Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2187-2890

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7544

Resumo

A partir do século XXI iniciou-se um novo ciclo global colonialista de apropriação de terras e recursos territoriais. No Brasil e na América Latina, esse processo foi promovido por uma variedade de governos através de projetos neoextrativistas e neodesenvolvimentistas em aliança com o capital corporativo nacional e internacional. O município de Catalão (GO) apresenta particularidades que materializam esse processo em virtude da presença de grandes projetos de exploração de minério pelas empresas Mosaic (norte-americana) e CMOC (chinesa). A presente pesquisa tem como objetivo analisar a atuação de empresas multinacionais do setor de mineração  em Catalão  de modo a identificar os impactos para as populações camponesas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leon Martins Carriconde Azevedo, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Mestre em Geografia pela Univerisdade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Pós-doutorado pelo Institute of Social Studies, Erasmus University of Rotterdam. Doutor em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Azevedo, L. M. C., & Bezerra, J. E. (2020). “TERRA A VISTA!”: APROPRIAÇÃO DE TERRAS E RECURSOS TERRITORIAIS PELAS MINERADORAS MULTINACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 122–148. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7544

Edição

Seção

ARTIGOS