“TERRA A VISTA!”: APROPRIAÇÃO DE TERRAS E RECURSOS TERRITORIAIS PELAS MINERADORAS MULTINACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO)

Autores

  • Leon Martins Carriconde Azevedo Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2187-2890

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7544

Resumo

A partir do século XXI iniciou-se um novo ciclo global colonialista de apropriação de terras e recursos territoriais. No Brasil e na América Latina, esse processo foi promovido por uma variedade de governos através de projetos neoextrativistas e neodesenvolvimentistas em aliança com o capital corporativo nacional e internacional. O município de Catalão (GO) apresenta particularidades que materializam esse processo em virtude da presença de grandes projetos de exploração de minério pelas empresas Mosaic (norte-americana) e CMOC (chinesa). A presente pesquisa tem como objetivo analisar a atuação de empresas multinacionais do setor de mineração  em Catalão  de modo a identificar os impactos para as populações camponesas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leon Martins Carriconde Azevedo, Secretaria de Educação do Distrito Federal
    Mestre em Geografia pela Univerisdade de Brasília (UnB). Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
  • Juscelino Eudâmidas Bezerra, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil
    Pós-doutorado pelo Institute of Social Studies, Erasmus University of Rotterdam. Doutor em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2020-11-09

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

“TERRA A VISTA!”: APROPRIAÇÃO DE TERRAS E RECURSOS TERRITORIAIS PELAS MINERADORAS MULTINACIONAIS NO MUNICÍPIO DE CATALÃO (GO). (2020). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 122-148. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7544