O SURGIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7493

Resumo

Esse texto preocupa-se com o tratamento teórico dado ao tema do trabalho na geografia no intuito de apontar sua relevância para compreensão do atual mundo do trabalho. Dentro do quadro da geografia, essa temática por muito tempo apareceu como um assunto periférico, diluído nas análises da geografia econômica. Constituído no plano formal como um objeto a ser descrito, não havia destaque nessas análises os conflitos entre capital e trabalho. No decorrer dos anos de 1970 e 1980, a geografia passa por intensas transformações provenientes da influência do marxismo que levaram a uma crescente discussão de problemáticas sociais no âmbito do espaço social. Com isso, a temática do trabalho começa a ganhar destaque, inicialmente diluída em análises sobre os impacto do desenvolvimento desigual do capital. Posteriormente, o foco das análises dirige-se a temas específicos acerca da organização dos trabalhadores, suas formas de luta e condições de trabalho.  

Palavras chaves: Geografia; trabalho; espaço; reestruturação produtiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herodes Beserra Cavalcanti, Centro Paula Souza - CPS

Herodes Beserra Cavalcanti é doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mestrado e graduação em Geografia pela mesma universidade. Desenvolve pesquisa na área da Geografia Econômica com foco na relação entre mudanças tecnológicas e transformações na organização do trabalho. Com ampla experiência no magistério, desde 2004, lecionou Geografia no Ensino Fundamental e Médio, na iniciativa privada e pública. No presente atua como professor do Ensino Médio e Técnico no Centro Paula Souza - CPS.

Downloads

Publicado

2020-11-09

Como Citar

Cavalcanti, H. B. (2020). O SURGIMENTO E A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA DO TRABALHO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(2), 85–100. https://doi.org/10.33026/peg.v21i2.7493

Edição

Seção

ARTIGOS