TRABALHO, MEDICALIZAÇÃO E PILHAGEM: O NEGÓCIO DA VIDA

Autores

  • João Henrique Santana Stacciarini Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)
  • Eguimar Felício Chaveiro Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)
  • Ronan Eustáquio Borges Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v21i1.6919

Resumo

O presente trabalho estruturou-se através de diálogos entre os campos de saúde do trabalhador e análise territorial. Como objetivo, busca-se compor uma investigação do aumento da medicalização da vida justapondo-a à pilhagem territorial. A questão central é: como as mudanças organizativas, morfológicas e de conteúdos sociais do mundo do trabalho relacionam ao profundo crescimento da medicalização da vida? Tomou-se como suporte teórico o seguinte: o capitalismo não possui interesse pelo trabalhador sadio, nem morto, por isso o adoece. O adoecimento torna-se um produto da pilhagem que devassa a potência humana e se torna a justificativa para a medicalização da vida. Para desenvolvimento destas análises, contou-se com pesquisas, parcerias e interlocuções com a FIOCRUZ-RJ, o grupo de Pesquisa “Espaço, Sujeito e Existência” e membros da Geografia do Trabalho – UNESP- Presidente Prudente- SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Henrique Santana Stacciarini, Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA). Nos anos de 2017/2018 exerceu atividade como Professor Substituto do curso de Geografia no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/Ituiutaba). 

Eguimar Felício Chaveiro, Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)

Pós-Doutor em Saúde do Trabalhador pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ). Atualmente é Professor do Instituto de Estudos Socioambientais, da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG). É Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira". Mantém parcerias de trabalho com instituições em Moçambique/África, Cuba, Chile e Alemanha.

Ronan Eustáquio Borges, Universidade Federal de Goiás (UFG/IESA)

Doutor em Geografia pela UNESP (Rio Claro). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal de Goiás - Campus Goiânia

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

Stacciarini, J. H. S., Chaveiro, E. F., & Borges, R. E. (2020). TRABALHO, MEDICALIZAÇÃO E PILHAGEM: O NEGÓCIO DA VIDA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 21(1), 33–51. https://doi.org/10.33026/peg.v21i1.6919

Edição

Seção

ARTIGOS