IMPACTOS DA DENDEICULTURA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA AMAZÔNIA PARAENSE : os agricultores integrados a Belém Bioenergia Brasil (BBB).

Autores

  • Cleison Bastos dos Santos Docente da rede pública estadual de ensino e doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA.
  • João Santos Nahum Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA
  • Leonardo Souza dos Santos Servidor da defesa civil do Estado do Pará e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.6012

Resumo

Mostramos que a cultura do dendezeiro se expande por áreas usadas na lavoura tradicional, bem como se utiliza da força de trabalho de agricultores camponeses. Demostramos esse fenômeno geográfico na comunidade do Apeí, na região do Alto Moju outrora singularizada por agricultores camponeses que tinham seu modo de vida associado à produção de alimentos, sobretudo ao cultivo da mandioca. Para tanto realizamos trabalhos de campo e entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os agricultores. Na primeira parte caracterizamos o uso da terra e a natureza do trabalho antes da chegada do projeto comunitário do dendezeiro nas comunidades, ressaltando a produção de alimentos. Em seguida discorremos sobre a implantação do projeto do dendezeiro, espécie de marco de rupturas e continuidades na dinâmica espacial. Desde então, deparamo-nos com os projetos de agricultura familiar do dendezeiro integrando o lugar. Isso nos permite delinear os impactos da dendeicultura na produção de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleison Bastos dos Santos, Docente da rede pública estadual de ensino e doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA.

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2005). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é doutorando do PPGEO - Programa de Pós-Graduação em Geografia da universidade Federal do Pará. Professor efetivo de geografia da Secretaria Municipal de Educação de Moju e da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará - 3ª URE. Pesquisador do Grupo de Pesquisa GDEA - Dinâmicas Territoriais do Espaço Agrário na Amazônia. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana

João Santos Nahum, Docente da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA

Sou canceriano do município de Abaetetuba (PA), onde me graduei em Licenciatura em Geografia (1992) pela Universidade Federal do Pará, na primeira turma do Projeto de Interiorização. Em 1992 tornei-me professor do então Núcleo Pedagógico Integrado da UFPA (NPI/UFPA), que me ensinou a educar pela pesquisa. Em 1995 findei o curso de bacharel em Ciências Sociais (1995) pela UFPA e aqui também cursei especialização em Estado e Fronteira (1996) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2000). Em 1996, pela PUC-MG, em 1995, conclui a especialização em Geografia e Planejamento Ambiental e na Unesp-Rio Claro obtive em maio de 2006 o doutorado em geografia na área de organização do espaço. Em 2008 tornei-me professor da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Adoro pesquisar na área de Geografia rural da Amazônia e de Filosofia e Epistemologia da Geografia. Amo minha sina e faço da geografia uma ponte para liberdade.

Leonardo Souza dos Santos, Servidor da defesa civil do Estado do Pará e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA

Doutorando em Geografia (UFPA) e Cursando Especialização em Defesa Civil (Faculdade Unyleya); Mestre em Ciências Ambientais (UEPA); Graduado em Licenciatura Plena em Geografia (IFPA); Esp. Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (IESAN); Esp. em Gestão de Recursos Hídricos: Governança e Sustentabilidade (UNINTER); Esp. Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (UNINTER); Esp. Meio Ambiente (UOV) e Tec. em Geodésia e Cartografia (IFPA).

IMPACTOS DA DENDEICULTURA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA AMAZÔNIA PARAENSE[1]: os agricultores integrados a Belém Bioenergia Brasil (BBB).


[1]Artigo fruto do projeto de pesquisa: Formação Territorial Rural da Amazônia Paraense, desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Dinâmicas Territoriais do Espaço Rural na Amazônia (GDEA).

Downloads

Publicado

2019-01-21

Como Citar

Santos, C. B. dos, Nahum, J. S., & Santos, L. S. dos. (2019). IMPACTOS DA DENDEICULTURA NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NA AMAZÔNIA PARAENSE : os agricultores integrados a Belém Bioenergia Brasil (BBB). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(3), 176–199. https://doi.org/10.33026/peg.v19i3.6012

Edição

Seção

ARTIGOS