LUTA DE CLASSES, MEMÓRIA E REPRODUÇÃO CAMPONESA: A QUESTÃO DA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO CANGUSSU – BA

Autores

  • Aline Farias Fialho Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • João Diógenes Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Suzane Tosta Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5758

Resumo

O presente trabalho teve como principal objetivo refletir como as relações existentes entre reprodução camponesa, luta pela terra e memória, a partir da realidade apresentada no Assentamento Cangussu, localizado no município de Barra do Choça – BA, fornecem elementos para a compreensão da centralidade da luta de classes na sociedade contemporânea. O processo de ocupação das terras que culminaram na construção do Assentamento Cangussu, analisado por meio da memória que estes assentados apresentam, permite-nos afirmar que a luta pela terra é uma das expressões da luta de classes no campo e se configura como uma forma de oposição aos interesses da classe dominante para o campo brasileiro, manifestada, também, no plano da memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Farias Fialho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora do Departamento de Geografia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (PPGMLS/UESB). É vinculada ao Grupo de Pesquisa “Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade na Produção do Espaço” (LEAU/UESB-CNPq).

João Diógenes Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor doutor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista (PPGMLS/UESB).

Suzane Tosta Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de Geografia da UESB. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade na Produção do Espaço (LEAU/UESB-CNPq). Pesquisadora do Grupo: Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-09-24

Como Citar

Fialho, A. F., Santos, J. D. F. dos, & Souza, S. T. (2018). LUTA DE CLASSES, MEMÓRIA E REPRODUÇÃO CAMPONESA: A QUESTÃO DA LUTA PELA TERRA NO ASSENTAMENTO CANGUSSU – BA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(2). https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5758

Edição

Seção

ARTIGOS