A IDEOLOGIA POR TRÁS DO TERMO AGRONEGÓCIO

Autores

  • Thiago da Silva Melo Prefeitura Municipal de Campo Grande

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5708

Resumo

O presente trabalho pretende discutir como ocorreu a projeção do termo agronegócio e o viés ideológico e político por trás dessa palavra que tem sido amplamente utilizada pelos meios de comunicação e pela academia. A metodologia utilizada consistiu em levantamento bibliográfico em livros, periódicos e jornais sobre o tema. Á luz da base teórica utilizada, constatou-se que o termo agronegócio foi forjado nos planos ideológico e político e tem atendido aos interesses de determinados grupos econômicos, sendo pertinente a reflexão sobre seu emprego e o perigo de sua naturalização na elaboração de estudos científicos.

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Melo, Prefeitura Municipal de Campo Grande

Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (Uel). Integrante do grupo de pesquisa Estudos Agrários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do Observatório da Questão Agrária no Paraná e do Laboratório de Análises Territoriais Campo-Cidade (LATEC) da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Melo, T. da S. (2018). A IDEOLOGIA POR TRÁS DO TERMO AGRONEGÓCIO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 19(2). https://doi.org/10.33026/peg.v19i2.5708

Edição

Seção

ARTIGOS