CAMINHOS DAS ÁGUAS NO SERTÃO DO PAJEÚ: CONTRIBUIÇÕES E LUTA DAS MULHERES CAMPONESAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA TRANSFORMADORA COM SEMIÁRIDO

Autores

  • Juliana Nascimento Funari Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.
  • Monica Cox de Britto Pereira Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Geográficas

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5363

Resumo

Esse artigo traz um olhar complexo na perspectiva da Agroecologia, Ecologia Política e Ecofeminismo sobre as relações das mulheres camponesas do Sertão do Pajeú, em Pernambuco, com a água. No semiárido brasileiro a problemática da água se engendra através de processos sociopolíticos de acumulação e dominação da natureza, bases do modelo de desenvolvimento. As mulheres camponesas constroem resistências a esse contexto a partir de outra racionalidade, têm desenvolvido conhecimentos e práticas holísticos de valorização da água como um bem comum. Elas vêm se fortalecendo como sujeitos políticos a partir da auto-organização, em uma construção feminista, ecológica e popular que modifica a gestão da água no território e vêm permitindo o fortalecimento da luta por justiça ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Nascimento Funari, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE, Bacharela em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo. Integrante do NEPPAG-Ayni (Núcleo de Estudos Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia). Integrante do Projeto Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste-RENDA. Área de pesquisa e trabalho: Agroecologia, Feminismo, Agricultura Urbana.

Monica Cox de Britto Pereira, Universidade Federal de Pernambuco Departamento de Ciências Geográficas

Doutora em Ciências Sociais - Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA-UFRRJ. Pós- Doctorado pela UBA/Instituto de Investigaciones Gino Germani/ Grupo Ecologia Política, Comunidades y Derechos. Investigadora Visitante UBA/IIGG. Membro do Gt Clacso ESTUDIOS CRÍTICOS DEL DESARROLLO RURAL. Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, do Departamento de Ciências Geográficas, do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente/UFPE (desde 2011). Profa UFF/Depto. Geografia (até 2011). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Coordena o NEPPAG AYNI - Núcleo de Educação, Pesquisa e Práticas em Agroecologia e Geografia. Coordena e participa da Renda - Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia. Atua nas seguintes áreas: Agroecologia, Reforma Agrária, Ecologia Política, Conflitos Sócioambientais Territoriais, Movimentos Sociais, Campesinato, Populações Tradicionais, Construção do Conhecimento Agroecológico, Epistemologia, Sociedade e Natureza, Agricultura e Unidades de Conservação.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Funari, J. N., & Pereira, M. C. de B. (2018). CAMINHOS DAS ÁGUAS NO SERTÃO DO PAJEÚ: CONTRIBUIÇÕES E LUTA DAS MULHERES CAMPONESAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA TRANSFORMADORA COM SEMIÁRIDO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(3). https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5363

Edição

Seção

ARTIGOS