TERRITÓRIO E TERRITORIALIZAÇÃO: QUESTÕES CONCEITUAIS PARA UMA ABORDAGEM E LEITURA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Hilário José Menezes Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Schiavone Cardoso Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5140

Resumo

Esse artigo tem por finalidade fazer uma discussão sobre os conceitos de território e territorialização, a partir de uma fundamentação teórica que venha contribuir para a maior compreensão do tema. Nesse sentido, esse trabalho procura demonstrar a importância desses conceitos para os estudo sobre a ação dos movimentos sociais, que têm como objetivo a luta pelo acesso a terra e a sua territorialização. Ainda de forma inicial, procura-se dialogar as compreensões sistematizadas sobre os conceitos estudados com as maneira como atua em diferentes territórios no Brasil, o Movimento das Trabalhadoras e dos Trabalhadores por Direitos (MTD).  Esse Movimento tem como objetivo (re)organizar os trabalhadores precarizados das periferias urbanas das cidades na luta pelo acesso a terra nos espaços denominados como rururbanos.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilário José Menezes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação da Bahia. Atualmente, cursando o Doutorado em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria - (UFSM)/Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGGEO. Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho e Ambiente.

Eduardo Schiavone Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Geografia - Bacharelado pela Universidade de São Paulo(1989), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade de São Paulo(1991), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo(1996), doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001) e pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas:Pesca Artesanal, Pescadores, Natureza, Território.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Como Citar

Menezes, H. J., & Cardoso, E. S. (2018). TERRITÓRIO E TERRITORIALIZAÇÃO: QUESTÕES CONCEITUAIS PARA UMA ABORDAGEM E LEITURA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 18(3). https://doi.org/10.33026/peg.v18i3.5140

Edição

Seção

ARTIGOS