A INFLUÊNCIA DA LUTA PELA TERRA NA IDENTIDADE DE GÊNERO DAS MULHERES CAMPONESAS DO ASSENTAMENTO SERRA DOURADA, EM GOIÁS/GO, BRASIL

Autores

  • Natalia Lucas Mesquita UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
  • Aline Cristina Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3923

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a influência da luta pela terra no redesenho dos padrões de identidade de gênero feminina e nas relações entre homens e mulheres no Assentamento Serra Dourada, em Goiás/GO. A metodologia adotada pautou-se nos seguintes procedimentos: revisão da literatura sobre a temática e pesquisa de campo com a aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas. A identidade de gênero é uma construção social, portanto passível de transformação. Por meio dessa pesquisa foi possível concluir que a participação das mulheres em movimentos de luta pela terra proporcionaram modificações em suas identidades. Todavia, o processo de emancipação feminina pressupõe relações de gênero que antecedem a luta pela terra. Reconhece-se que a luta pela terra desvinculada de uma organização política, de um movimento social progressista pouco contribui para minimização das desigualdades de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Lucas Mesquita, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão. Atualmente, é mestranda em Geografia do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Estudos Sociambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG).

Aline Cristina Nascimento

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Geografia no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão e membro do Núcleo de Pesquisa Geografia, Trabalho e Movimentos Sociais e do DIALOGUS - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Mesquita, N. L., & Nascimento, A. C. (2016). A INFLUÊNCIA DA LUTA PELA TERRA NA IDENTIDADE DE GÊNERO DAS MULHERES CAMPONESAS DO ASSENTAMENTO SERRA DOURADA, EM GOIÁS/GO, BRASIL. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(2). https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3923

Edição

Seção

DOSSIÊ "TRABALHO, GÊNERO E TERRITÓRIO"