PERIFERIA E ESPAÇOS PERIFÉRICOS: O CASO DO JARDIM SANTA CATARINA

Autores

  • Leandro da Silva Guimarães Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3755

Resumo

O presente trabalho teve como finalidade estudar um processo de produção espacial de um loteamento localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As reflexões presentes neste estudo têm como base principal as variadas ações que motivaram os diversos agentes na produção territorial de seu espaço de assentamento, neste caso, o loteamento Jardim Catarina, localizado no Município de São Gonçalo. Aqui primeiro identificamos o referencial teórico necessário para se lidar com a problemática empírica da produção do espaço. Nesta linha de entendimento, privilegiou-se uma determinada interpretação conceitual sobre processos múltiplos de inter-relacionamento de diferentes atores sociais responsáveis pela construção espacial do loteamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro da Silva Guimarães, Universidade Federal Fluminense

Sou Geógrafo, formado pela Universidade Federal Fluminense onde também concluí o mestrado e me encontro em processo de doutoramento.

Tenho como área de interesse as relações raciais no espaço urbano e as múltiplas territorialidades dos espaços urbanos periféricos.

Downloads

Publicado

2016-04-04

Como Citar

Guimarães, L. da S. (2016). PERIFERIA E ESPAÇOS PERIFÉRICOS: O CASO DO JARDIM SANTA CATARINA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(2). https://doi.org/10.33026/peg.v16i2.3755

Edição

Seção

ARTIGOS