AGROECOLOGIA E MST NO LESTE PARANAENSE: AS EXPERIÊNCIAS DO ASSENTAMENTO CONTESTADO (LAPA/PR) E DO ACAMPAMENTO JOSÉ LUTZENBERGER (ANTONINA/PR)

Autores

  • Gabriela de Menezes Fernandes FCT/UNESP
  • Vinicius Antonio Banzato Facco

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i0.3524

Resumo

Ao tomar como premissa e ponto de partida o cenário conjuntural fortemente permeado pela questão ambiental, com foco de análise para o espaço agrário, o presente trabalho versa sobre a agroecologia enquanto forma de resistência e emancipação por parte do campesinato perante o economicismo das grandes corporações do agronegócio e agências de desenvolvimento rural. Diante disso, apresenta as propostas agroecológicas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em dois locais do leste paranaense: o assentamento Contestado e o acampamento José Lutzenberger. O texto visa elencar as práticas produtivas destes dois territórios, mostrando as particularidades de cada um deles, e onde ambos também convergem. Com isso, intenta-se apresentar alternativas a um capital que subordina uma grande variedade de sujeitos que se reproduzem no meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

Fernandes, G. de M., & Facco, V. A. B. (2015). AGROECOLOGIA E MST NO LESTE PARANAENSE: AS EXPERIÊNCIAS DO ASSENTAMENTO CONTESTADO (LAPA/PR) E DO ACAMPAMENTO JOSÉ LUTZENBERGER (ANTONINA/PR). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16. https://doi.org/10.33026/peg.v16i0.3524

Edição

Seção

ARTIGOS