MOBILIDADE ESPACIAL DOS CORTADORES DE CANA: DIMENSÕES E SIGINIFICADOS RECENTES

Autores

  • Ricardo Antunes Dantas de Oliveira ICICT/FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3419

Resumo

A mobilidade espacial de trabalhadores é característica essencial do mercado de trabalho do Complexo Agroindustrial Canavieiro. A primeira década do século XXI foi marcada por importante expansão do complexo, o que implicou no aumento da mobilização de trabalhadores originários de algumas das regiões mais pobres do Brasil. A compreensão dessa modalidade migratória envolve analisar suas dimensões essenciais (origens, motivações, arranjos familiares e domiciliares, além da questão das redes) que, articuladas, expressam as suas especificidades temporais e espaciais, caracterizando seus significados no momento histórico atual da sociedade e da economia brasileiras. A análise dessas questões foi desenvolvida a partir das narrativas de cortadores de cana de duas regiões do estado de São Paulo, principal área produtora, a partir da literatura internacional sobre migrações e da importante produção brasileira sobre a temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Antunes Dantas de Oliveira, ICICT/FIOCRUZ

Pesquisador em Saúde Pública - LIS/ICICT/FIOCRUZ. Geógrafo e mestre em Geografia - UNESP - Campus de Rio Claro. Doutor em Demografia - UNICAMP. Pós-doutor em Planejamento Urbano e Regional - UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Oliveira, R. A. D. de. (2015). MOBILIDADE ESPACIAL DOS CORTADORES DE CANA: DIMENSÕES E SIGINIFICADOS RECENTES. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 16(1). https://doi.org/10.33026/peg.v16i1.3419

Edição

Seção

ARTIGOS