PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, CASA FAMILIAR RURAL E ESCOLA ITINERANTE

Autores

  • Kênia Matos da Silva Chaves UFT/Campus de Porto Nacional
  • Atamis Antonio Foschiera UFT/Campus de Porto Nacional

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3192

Resumo

A presente pesquisa refere-se à descrição de práticas educacionais condizentes com a proposta da Educação do Campo, no sentido de conhecer as ferramentas metodológicas aplicadas à transformação do meio rural. Trata-se de um estudo de ações educacionais que envolvem a Pedagogia da Alternância em Casas Familiares Rurais, Escolas Famílias Agrícolas e Escolas Itinerantes em âmbito nacional, através de uma abordagem teórica. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada em livros, revistas científicas, monografias de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado, sites de instituições de ensino, dentre outros. Entre os resultados foi observado que há uma diferenciação entre os sistemas adotados por estas instituições, no entanto se assemelham ao propiciarem a articulação trabalho e escola. Isso permite que o indivíduo consiga conciliar a formação escolar com sua realidade de vida. Ao mesmo tempo, adquire conhecimentos significativos e os pratica na sua propriedade, comunidade ou movimento social que participa, promovendo a transformação do seu meio, podendo decidir criticamente entre permanecer ou não no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Atamis Antonio Foschiera, UFT/Campus de Porto Nacional

Cursso de Graduação e Pós-Graduação em Geografia.

Downloads

Publicado

2015-02-02

Como Citar

Chaves, K. M. da S., & Foschiera, A. A. (2015). PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA, CASA FAMILIAR RURAL E ESCOLA ITINERANTE. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 15(2). https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3192

Edição

Seção

ARTIGOS