CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANASTÁCIO, SÃO PAULO: CONSUMISMO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores

  • Bruna Dienifer Souza Sampaio UNESP
  • Antonio Cezar Leal UNESP
  • Letícia Roberta Trombeta UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3060

Resumo

O gerenciamento adequado dos resíduos sólidos é um dos principais desafios na atualidade. Diante deste fato, tem-se a Política Nacional dos Resíduos Sólidos como meio para nortear esta situação e incorporar a inserção do catador de materiais recicláveis no circuito produtivo da coleta seletiva. Assim, este artigo tem como objetivo divulgar os resultados da pesquisa realizada no Município de Santo Anastácio, São Paulo (SP), referente às formas de geração, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos no Município, enfatizando o trabalho dos catadores como principais agentes na rede de comercialização dos materiais recicláveis. A metodologia baseou-se no tripé aporte teórico- roteiro de entrevistas semiestruturados-questionários estruturados. Conclui-se que, apesar das dificuldades quanto à aplicação da legislação, persiste o trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Santo Anastácio.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Dienifer Souza Sampaio, UNESP

    Estudante da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), matriculada no Curso de Geografia (L/B) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia (Campus de Presidente Prudente). Integrante do grupo de pesquisa: Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS), orientada pelo Prof. Dr. Antônio Cezar Leal. 

    Trabalhou como bolsista de extensão (Proex, 2011 ) no projeto de "Rede Regional de Reciclagem Solidária no Oeste Paulista", orientada pela Prof. Dr. Marília Coelho. Foi Bolsista de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI-A, CNPq, 2012) , com o Projeto: CENTROS DIGITAIS E CADEIAS PRODUTIVAS - AGREGAÇÃO DE TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, especificamente, como apoiadora responsável pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ROCHA, localizado no município de Regente-Feijó-SP, com objetivo de formar e incubar grupos que atuam na cadeia produtiva dos resíduos sólidos urbanos. Foi bolsista de Iniciação Cientifica-CNPq, do Projeto principal "GESTÃO DAS ÁGUAS E PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: estudos aplicados na bacia do Rio Paranapanema" - o Planejamento Ambiental e o Gerenciamento Integrado dos resíduos sólidos urbanos no município de Santo Anastácio-SP. Nesta pesquisa foi realizado o Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos em Santo Anastácio (2013). Atualmente pesquisa (IC- 2014) sobre o diagnóstico ambiental das Áreas de Preservação Permanente na bacia hidrográfica do Ribeirão Vei e Vem, Afluente do Rio Santo Anastácio, relacionando-as com a disposição inadequada de resíduos sólidos nessas áreas.

  • Antonio Cezar Leal, UNESP
    Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), especialização em Ensino de Geociências (1996) e doutorado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de recursos hídricos, gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, planejamento ambiental de bacias hidrográficas, educação ambiental e ensino de Geografia. Professor da UNESP, junto ao Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente (a partir de 1996); Coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia (junho/2007 a maio/2010 e jun/2013 a jul/2014); Assessor da Pró-reitoria de Exentsão Universitária da UNESP; Representante da Unesp no Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema e no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Coordena o Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Dinâmica Socioespacial (GADIS)

Downloads

Publicado

2015-02-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANASTÁCIO, SÃO PAULO: CONSUMISMO E PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO. (2015). PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 15(2). https://doi.org/10.33026/peg.v15i2.3060