Subsídios para o Planejamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Córrego Guaiçarinha - Município de Álvares Machado - São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.33026/peg.v0i0.2914Resumo
Introdução: Ao longo da história, a ação humana sempre teve sua forma de intervenção na natureza baseada na procura do seu próprio desenvolvimento, transformando os espaços naturais e utilizando os recursos necessários para a manutenção das suas necessidades, sem considerar as limitações do ambiente. Com isso, a preocupação com a preservação dos recursos naturais, que vem sendo intensamente degradados pela ação humana, requer reflexões teóricas e metodológicas na ciência geográfica e apontamentos que poderão ser realizados a partir da elaboração de subsídios para o planejamento ambiental da área em estudo. A área escolhida para o desenvolvimento desta pesquisa é a bacia hidrográfica do Córrego Guaiçarinha, também conhecido como Brejão, no município de Álvares Machado, por apresentar características que necessitam de planejamento ambiental para garantir a conservação e a preservação do ambiente. Para a execução desse trabalho alguns conceitos e definições são importantes, como: Planejamento Ambiental; Paisagem, Geoecologia da Paisagem, Bacia Hidrográfica, Áreas de Preservação Permanente, Código Florestal, entre outros. Metodologia/Desenvolvimento: Para elaborar os subsídios do planejamento ambiental da bacia hidrográfica do Córrego Guaiçarinha será necessário desenvolver diversas etapas na pesquisa. A revisão da bibliografia será efetuada ao longo do desenvolvimento da pesquisa, sobre os diversos temas que compõem o presente trabalho. Os trabalhos de campo também serão fundamentais para o reconhecimento e análise da área, como a coleta de pontos com GPS para possíveis verificações, a fim de garantir a qualidade do trabalho efetuado em laboratório. E, posteriormente, o tratamento, georreferenciamento e vetorização da base de dados da pesquisa. Além disso, toda a pesquisa estará respaldada na proposta metodológica utilizada por Leal (1995), que se baseia nas concepções de Rodriguez (1984), considerando a elaboração do planejamento ambiental, contendo as etapas de Organização, Inventário, Diagnóstico, Prognóstico e Propostas de melhoria do estado ambiental da bacia hidrográfica em análise. Considerações finais: Essa pesquisa contribuirá para a identificação do estado ambiental da bacia hidrográfica, bem como para a apresentação de propostas para implementação de ações capazes de disciplinar o uso e ocupação das terras e conciliar a recuperação e manutenção da qualidade ambiental da área, de modo a garantir proteção para o meio ambiente, sobretudo, a partir de intervenções do poder público e de órgãos gestores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Pegada o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a revista PEGADA, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- A revista se reserva no direito de efetuar, nos textos aprovados, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, comvistas a manter o padrão da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Declaración de derechos de autor
1- Los autores poseen los derechos de autor y conceden el derecho de primera publicación a la Revista PEGADA. El trabajo publicado estará licenciado bajo los parámetros de Creative Commons Atribution License , los cuales permiten la utilización y difusión del trabajo publicado con el reconocimiento de la autoría y origen del trabajo publicado.
2-Las pruebas finales no serán enviadas a los autores.
3-Los trabajos publicados pasan a ser incorporados a la revista PEGADA, la cual autoriza la impresión y reimpresión, total o parcial. La utilización del texto será libre con el fin de incentivar su circulación, amparada por la licencia de publicación que exige la citación de la fuente original.
4-Los textos originales no serán devueltos a los autores.
5-Las opiniones emitidas por el/los autor/es de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
6-La revista se reserva el derecho a realizar en los textos aprobados alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical con el objetivo de mantener el uso correcto de la lengua, respetando el estilo de los autores.
Copyright Declaration
1- Authors maintain the copyright and grant to Pegada Journal the right of first publication, with the manuscript simultaneously licensed to the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the manuscript with acknowledgment of the authorship of the manuscript and initial publication in this journal.
2- Final exams will not be sent to the authors.
3- Published manuscripts will be incorporated to the PEGADA Journal, being its printing and reprint, total or partial, authorized by the author. The use of the text will be free and its circulation stimulated. It has only to be consigned to the source of the original publication.
4 - The originals manuscripts will not be returned to the authors.
5- The opinions expressed by the authors of the manuscripts are their exclusive responsibility.
6- The journal reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes in the approved texts, keeping the language standard, but respecting the authors' style.