O Novo Código Florestal e o Pagamento por Serviços Ambientais como Instrumentos de Gestão das Águas | O Novo Código Florestal e o Pagamento por Serviços Ambientais como Instrumentos de Gestão das Águas
DOI:
https://doi.org/10.33026/peg.v0i0.2907Resumo
Introdução: Esta pesquisa de iniciação científica está inserida no contexto de um projeto maior denominado: “GESTÃO DAS ÁGUAS E PLANEJAMENTO AMBIENTAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS: estudos aplicados na bacia do Rio Paranapanema”. Aprovado no Edital CNPq, sendo este projeto de Políticas Públicas e Gerenciamento de Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paranapanema. Os resultados são referentes ao relatório parcial da bolsa CNPq/PIBIC do início de 2013, no qual constam os estudos sobre o Novo Código Florestal e o Pagamento pro Serviços Ambientais (PSA) como medidas de contribuição à gestão da bacia hidrográfica do Córrego Palmitalzinho, no município de Regente Feijó, São Paulo. Metodologia/Desenvolvimento: A metodologia contemplou revisão bibliográfica, sobretudo, de estudos da Legislação Ambiental Brasileira: O Novo Código Florestal (Lei 12.727/12) que se destaca um método de gestão ambiental através da preservação do meio ambiente e dos recursos naturais através de duas principais fontes de proteção ambiental – previstas através de situações de preservação e conservação – que são as Áreas de Preservação Permanente (APP) e a Reserva Legal (RL), que sofreram diversas alterações ao longo dos anos, sendo que a partir de 2009 foi intensificado o debate, gerando em maio de 2012, a Lei nº 12.651 e posteriormente em 17 de outubro do mesmo ano, a Lei nº 12.727 e também o Sistema do Cadastro Rural (CAR). Dessa forma, a legislação auxiliará a avaliar o uso e ocupação da Bacia do Córrego do Palmitalzinho em Regente Feijó- SP através dos conflitos em APP e a produção exercida dentro da bacia. Outro item que será parte desse trabalho é o PSA, que se apresenta atualmente, como um novo instrumento de gestão ambiental das águas através da remuneração econômica aos produtores rurais que buscam recompor suas áreas de APP e a prática de manejo correto dos recursos naturais em suas propriedades. Considerações finais: O cumprimento da legislação ambiental se mostra como um mecanismo e instrumento fundamental para o planejamento e o gerenciamento de recursos hídricos. A manutenção da cobertura florestal em bacias hidrográficas contribui para sua preservação e conservação e também sua qualidade ambiental em beneficiamento a todos. Com isso, é importante a verificação da aplicação do Novo Código Florestal na Bacia do Córrego do Palmitalzinho, no município de Regente Feijó, a fim de que esta legislação subsidie a conservação do solo e dos recursos hídricos, tendo em vista que o uso e ocupação do solo nesta bacia é pastagem. Quanto à gestão das águas, outro instrumento em destaque na atualidade, é o Pagamento por Serviços Ambientais que junto com as legislações ambientais brasileiras, dentre elas o Código Florestal, contempla a proteção e o manejo correto dos recursos naturais, mas principalmente a água.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Pegada o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a revista PEGADA, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- A revista se reserva no direito de efetuar, nos textos aprovados, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, comvistas a manter o padrão da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Declaración de derechos de autor
1- Los autores poseen los derechos de autor y conceden el derecho de primera publicación a la Revista PEGADA. El trabajo publicado estará licenciado bajo los parámetros de Creative Commons Atribution License , los cuales permiten la utilización y difusión del trabajo publicado con el reconocimiento de la autoría y origen del trabajo publicado.
2-Las pruebas finales no serán enviadas a los autores.
3-Los trabajos publicados pasan a ser incorporados a la revista PEGADA, la cual autoriza la impresión y reimpresión, total o parcial. La utilización del texto será libre con el fin de incentivar su circulación, amparada por la licencia de publicación que exige la citación de la fuente original.
4-Los textos originales no serán devueltos a los autores.
5-Las opiniones emitidas por el/los autor/es de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
6-La revista se reserva el derecho a realizar en los textos aprobados alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical con el objetivo de mantener el uso correcto de la lengua, respetando el estilo de los autores.
Copyright Declaration
1- Authors maintain the copyright and grant to Pegada Journal the right of first publication, with the manuscript simultaneously licensed to the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the manuscript with acknowledgment of the authorship of the manuscript and initial publication in this journal.
2- Final exams will not be sent to the authors.
3- Published manuscripts will be incorporated to the PEGADA Journal, being its printing and reprint, total or partial, authorized by the author. The use of the text will be free and its circulation stimulated. It has only to be consigned to the source of the original publication.
4 - The originals manuscripts will not be returned to the authors.
5- The opinions expressed by the authors of the manuscripts are their exclusive responsibility.
6- The journal reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes in the approved texts, keeping the language standard, but respecting the authors' style.