GEOGRAFIA DA VIDA CAMPONESA: Espaços de vida, Espaços de Produção no Assentamento Nova Conquista
DOI:
https://doi.org/10.33026/peg.v0i0.2882Resumo
Introdução: Palco de intensos conflitos fundiários, a região do Pontal do Paranapanema traz em seu cerne, uma história de grilagens por parte de latifundiários e de luta dos camponeses num primeiro momento pela terra e posteriormente pela permanência nela, evidenciando ainda a luta dos sujeitos pela reprodução de relações sociais de produção distintas das formas capitalistas. O assentamento configura-se como a unidade territorial camponesa, que abrange os espaços de cada unidade (lote), dedicados a produção voltada para o autoconsumo que suprem diretamente as necessidades do espaço doméstico e espaços dedicados à produção para a comercialização. Neste contexto, abordaremos o território objeto desta proposta, o Assentamento Nova Conquista, que contém 104 unidades sendo que destes 77 localizam-se no município de Rancharia-SP e 27 no município de Martinópolis-SP. Buscou-se analisar os processos que se dão no interior da unidade territorial através da produção voltada para o autoconsumo e para a comercialização. Metodologia/Desenvolvimento: Para a realização da pesquisa, num primeiro momento recorremos à pesquisa bibliográfica, necessária em todas as etapas da pesquisa e posteriormente as visitas à campo com elaboração de diários e croquis que visam através da descrição, servir de subsidio as análises. A realização de entrevistas com lideranças do assentamento constituíram-se numa importante fonte para o trabalho. A produção voltada para o autoconsumo é realizada na maioria dos casos pelas mulheres, em que a horticultura constitui-se na principal atividade desenvolvida. A referida atividade também é desenvolvida voltada para a comercialização e as famílias participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A atividade considerada o carro-chefe dos espaços de produção do assentamento é a produção leiteira geralmente realizada pelos homens. Segundo os assentados é da produção do gado em lactação que provém a maioria da renda do lote, esta atividade é essencial na medida em que se recorrermos a análise do arranjo espacial do lote, verificamos que este esta estruturado de acordo com as necessidades da produção leiteira, pois encontra-se o espaço de ordenhar o gado, o pasto em alguns casos diminuindo o espaço do terreiro e o tanque de expansão nos lotes onde há uma produção maior de leite. Considerações finais: Verificamos que no assentamento Nova Conquista há uma interface em que os camponeses produzem tanto para a comercialização quanto para o autoconsumo. O lote permite uma divisão de trabalho em que as mulheres são as principais responsáveis pelas atividades no espaço doméstico visando o autoconsumo e os homens os responsáveis pelas atividades no espaço de produção (salvo exceções).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Pegada o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a revista PEGADA, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- A revista se reserva no direito de efetuar, nos textos aprovados, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, comvistas a manter o padrão da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Declaración de derechos de autor
1- Los autores poseen los derechos de autor y conceden el derecho de primera publicación a la Revista PEGADA. El trabajo publicado estará licenciado bajo los parámetros de Creative Commons Atribution License , los cuales permiten la utilización y difusión del trabajo publicado con el reconocimiento de la autoría y origen del trabajo publicado.
2-Las pruebas finales no serán enviadas a los autores.
3-Los trabajos publicados pasan a ser incorporados a la revista PEGADA, la cual autoriza la impresión y reimpresión, total o parcial. La utilización del texto será libre con el fin de incentivar su circulación, amparada por la licencia de publicación que exige la citación de la fuente original.
4-Los textos originales no serán devueltos a los autores.
5-Las opiniones emitidas por el/los autor/es de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
6-La revista se reserva el derecho a realizar en los textos aprobados alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical con el objetivo de mantener el uso correcto de la lengua, respetando el estilo de los autores.
Copyright Declaration
1- Authors maintain the copyright and grant to Pegada Journal the right of first publication, with the manuscript simultaneously licensed to the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the manuscript with acknowledgment of the authorship of the manuscript and initial publication in this journal.
2- Final exams will not be sent to the authors.
3- Published manuscripts will be incorporated to the PEGADA Journal, being its printing and reprint, total or partial, authorized by the author. The use of the text will be free and its circulation stimulated. It has only to be consigned to the source of the original publication.
4 - The originals manuscripts will not be returned to the authors.
5- The opinions expressed by the authors of the manuscripts are their exclusive responsibility.
6- The journal reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes in the approved texts, keeping the language standard, but respecting the authors' style.