INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NOS SUPERMERCADOS EXTRA E PÃO DE AÇÚCAR

Autores

  • Herodes Beserra Cavalcanti

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.2678

Resumo

Desde a segunda metade da década de 1990, mudanças vêm ocorrendo no segmento supermercadista brasileiro. Dessas destacam-se a crescente internacionalização, desnacionalização e concentração econômica dessa modalidade de comércio nas mãos de grandes empresas: Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart. Com a finalidade de atingir uma maior competição, alterações têm ocorrido na forma de gestão do trabalho e no uso de tecnologias, levando a um novo arranjo dos trabalhadores pelos supermercados. Esse arranjo passa a ser marcado pelo aumento de tarefas e por uma maior intensidade do trabalho que pode ser observada na situação dos operadores de supermercado das lojas Extra e Pão de Açúcar. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herodes Beserra Cavalcanti

Herodes Beserra Cavalcanti é professor do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. É mestre em Geografia Humana pelo Departamento de Geografia (DG), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia pela mesma universidade. Desenvolve estudos sobre o segmento supermercadista com foco na automação comercial e nas mudanças na organização do trabalho.

Downloads

Publicado

2014-09-23

Como Citar

Cavalcanti, H. B. (2014). INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO NOS SUPERMERCADOS EXTRA E PÃO DE AÇÚCAR. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 15(1). https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.2678

Edição

Seção

ARTIGOS