ESTUDO SOCIOTERRITORIAL DA DINÂMICA SUCROALCOOLEIRA E A FORMAÇÃO DOS TERRITÓRIOS DO CAPITAL CANAVIEIRO NO PONTAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.33026/peg.v15i1.2631Resumo
Neste artigo temos como foco elucidar o entendimento da formação e das territorialidades existentes e próprias ao avanço dos empreendimentos sucroalcooleiros, gerando efeitos (re)construtores e modeladores na cultura, economia, política, vida e natureza local. Durante o processo, dá-se especial atenção em como as unidades sucroalcooleiras transformam e regulam a relação do pequeno produtor com a realidade do campo, de seu espaço de trabalho e vida, inserindo-o numa nova relação, ou seja, a de trabalhador para o capital. Tecemos o entendimento de que é possível definir a dinâmica canavieira por meio dos teóricos que discutem os grandes projetos de investimentos, aliando este a categoria território, pois a eles são englobadas as relações de poder e de territorialidades distintas que compõem o espaço regido pelo agronegócio canavieiro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Pegada o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a revista PEGADA, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- A revista se reserva no direito de efetuar, nos textos aprovados, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, comvistas a manter o padrão da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Declaración de derechos de autor
1- Los autores poseen los derechos de autor y conceden el derecho de primera publicación a la Revista PEGADA. El trabajo publicado estará licenciado bajo los parámetros de Creative Commons Atribution License , los cuales permiten la utilización y difusión del trabajo publicado con el reconocimiento de la autoría y origen del trabajo publicado.
2-Las pruebas finales no serán enviadas a los autores.
3-Los trabajos publicados pasan a ser incorporados a la revista PEGADA, la cual autoriza la impresión y reimpresión, total o parcial. La utilización del texto será libre con el fin de incentivar su circulación, amparada por la licencia de publicación que exige la citación de la fuente original.
4-Los textos originales no serán devueltos a los autores.
5-Las opiniones emitidas por el/los autor/es de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
6-La revista se reserva el derecho a realizar en los textos aprobados alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical con el objetivo de mantener el uso correcto de la lengua, respetando el estilo de los autores.
Copyright Declaration
1- Authors maintain the copyright and grant to Pegada Journal the right of first publication, with the manuscript simultaneously licensed to the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the manuscript with acknowledgment of the authorship of the manuscript and initial publication in this journal.
2- Final exams will not be sent to the authors.
3- Published manuscripts will be incorporated to the PEGADA Journal, being its printing and reprint, total or partial, authorized by the author. The use of the text will be free and its circulation stimulated. It has only to be consigned to the source of the original publication.
4 - The originals manuscripts will not be returned to the authors.
5- The opinions expressed by the authors of the manuscripts are their exclusive responsibility.
6- The journal reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes in the approved texts, keeping the language standard, but respecting the authors' style.