ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA - DESAFIOS E LIMITES NA CONSTRUÇÃO DE MODELO ALTERNATIVO AO TAYLORISMO

Autores

  • Maico Roris Severino Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Farid Eid Universidade Federal do Pará
  • Caio Luis Chiariello Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v14i2.2551

Resumo

Na literatura acerca do tema organização do trabalho encontram-se diversos autores que apontam para a superficialidade dos modelos flexíveis quanto ao rompimento das práticas dos modelos clássicos. Por outro lado, verifica-se a coexistência à economia capitalista de algumas experiências de economia solidária, as quais podem sinalizar potenciais modelos alternativos de processos de trabalho onde coletivos de trabalhadores associados buscam ruptura com a organização taylorista do trabalho, romper plenamente com a separação entre os que planejam e os que executam o trabalho, essência dos modelos clássicos. Desta forma, este artigo tem como objetivo apontar, por meio dos resultados da investigação científica teórica e empírica, as fragilidades dos modelos flexíveis de organização do trabalho e apresentar, através de um estudo de caso, potencialidades e desafios de um modelo de organização autogeastionária do coletivo de trabalhadores associados atuando na economia solidária, mesmo diante da grande dificuldade no rompimento ao padrão clássico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maico Roris Severino, Universidade Federal de Goiás - UFG

Graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professor do curso de Graduação em Engenharia de Produção e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Geografia da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

Coordenador na Incubadora de Empreendimentos Sociossolidários da Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão

Farid Eid, Universidade Federal do Pará

Professor Associado 4. Doutor en Économie et Gestion (1994) e DEA - Diplôme d´Études Approfondies en Économie et Gestion (1991), ambos pela Université de Picardie Jules Verne, França. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1986). Bacharel em Administração de Empresas e Bacharel em Economia, ambos pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU, 1978). Docente concursado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 1994-2010). Docente transferido para a Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2010. Bolsista Produtividade Extensão no País pelo CNPq (2010-2013). Participou de pesquisas no Laboratório de Análise do Trabalho do Departamento de Engenharia de Produção na Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 1985-1989). Líder do Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária GEPES credenciado pela UFSCar/CNPq mantendo relação de cooperação, desde 2001, com o Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários - PITCPES da Universidade Federal do Pará. Em 2010 integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Desenvolvimento da Amazônia, credenciado pela UFPA/CNPq. Desde 2011, integra o Grupo de Pesquisa da União Européia Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios En La Union Europea Y Latinoamérica, em Cooperação Internacional entre a Universidade de Alicante - Espanha, a Universidade Federal do Pará e o Instituto Federal do Pará Campus de Castanhal, estado do Pará, Brasil. Orientação concluída de sete doutores e quinze mestres.. Em 2012, orienta estudantes do Curso de Mestrado na UFPA no PPG "Economia" (Belém) e no PPG "Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia" (Marabá), e no IFPA Castanhal no Curso de Mestrado Profissional "Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares". Método de trabalho: interdisciplinar e indissociabilidade entre ensino, pesquisa, e extensão. Áreas de conhecimento: Processo de Trabalho, Economia Solidária, Gestão de Empreendimentos Solidários, Cadeias Produtivas, Desenvolvimento Organizacional, Economia do Trabalho, Desenvolvimento Territorial, Economia Agrária, Movimentos Sociais, Políticas Públicas.

Caio Luis Chiariello, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutor em Engenharia de Produçao pela UFSCAR (2012), Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCAR (2008), graduado em Ciências Econômicas UNESP (2001). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Cooperativismo, Organização do Trabalho, Gestão de Pessoas

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Severino, M. R., Eid, F., & Chiariello, C. L. (2013). ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ECONOMIA SOLIDÁRIA - DESAFIOS E LIMITES NA CONSTRUÇÃO DE MODELO ALTERNATIVO AO TAYLORISMO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 14(2). https://doi.org/10.33026/peg.v14i2.2551

Edição

Seção

ARTIGOS