TRABALHADORES DO MAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO DO PESCADOR ARTESANAL DE UBATUBA/SP

Autores

  • Larissa Tavares Moreno UNESP-Ourinhos
  • Marcelo Dornelis Carvalhal UNESP-Ourinhos

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v14i1.2178

Resumo

Este artigo realiza uma discussão quanto ao trabalho do pescador artesanal, mais propriamente, visando apreender as transformações do trabalho nesta atividade, assim como, suas particularidades, limites e entraves enfrentados por estes sujeitos que vivem do trabalho da pesca artesanal no município de Ubatuba/SP. Neste sentido, revelando a importância de estudos geográficos nesta área, comprometidos com esses trabalhadores artesanais do mar, revelando como o seu trabalho (e modo de vida) atualmente são ainda muito atuantes, mesmo que marcados pelas processualidades conflitantes do capital, que levam a sua desorganização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Tavares Moreno, UNESP-Ourinhos

Bolsista FAPESP e aluna de graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)-Campus de Ourinhos. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT)-Ourinhos.

Marcelo Dornelis Carvalhal, UNESP-Ourinhos

Professor doutor do curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Ourinhos; Professor do curso de Pós-Graduação em Geografia da UNESP-Campus de Presidente Prudente. Coordenador do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT)-Ourinhos. Coordenador do Centro de Memória Popular Eder Sader (CEMEPES). Coordenador da Incubadora de Cooperativas Populares (INCOP)/UNESP-Ourinhos.

Downloads

Publicado

2013-07-15

Como Citar

Moreno, L. T., & Carvalhal, M. D. (2013). TRABALHADORES DO MAR: UMA DISCUSSÃO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO DO PESCADOR ARTESANAL DE UBATUBA/SP. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 14(1). https://doi.org/10.33026/peg.v14i1.2178

Edição

Seção

ARTIGOS