AS CONTRADIÇÕES ENTRE A REALIDADE SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MIMOSO DO KALUNGA E A GARANTIA DOS DIREITOS LEGAIS DE EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO.

Autores

  • Sandra Regina Evangelista Araújo UFT
  • Atamis Antonio Foschiera UFT

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v13i2.1831

Resumo

O presente trabalho apresenta algumas questões que norteiam a temática quilombola, passando por uma breve conceituação do termo, realidades vivenciadas e direitos adquiridos, enfatizando as contradições entre a legislação e sua efetiva aplicação, principalmente no que se refere ao direito do território e a educação. O foco norteador deste trabalho é a Comunidade Mimoso do Kalunga, localizada no município de Arraias, estado do Tocantins, que, além de se encontrar na condição de profunda ausência de seus direitos constitucionais inerentes a qualquer ser humano, também apresenta um processo educacional precário, que ignora seus valores e sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Regina Evangelista Araújo, UFT

Graduada em Geografia pela UFT/Campus de Porto Nacional.

Atamis Antonio Foschiera, UFT

Prof. Dr. do Curso de Geografia da UFT/Porto Nacional e integrante do NEMAD e CEGeT.

Downloads

Publicado

2013-02-04

Como Citar

Araújo, S. R. E., & Foschiera, A. A. (2013). AS CONTRADIÇÕES ENTRE A REALIDADE SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA MIMOSO DO KALUNGA E A GARANTIA DOS DIREITOS LEGAIS DE EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 13(2). https://doi.org/10.33026/peg.v13i2.1831

Edição

Seção

ARTIGOS