O PROTAGONISMO DOS IDOSOS NAS LUTAS PELA TERRA E PELA PERMANÊNCIA NELA

NARRATIVAS DE CONFLITO, RESISTÊNCIA E ESPERANÇA

Autores

  • Fernando Henrique Ferreira de Oliveira FCT/UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10551

Resumo

O artigo tem por objetivo reconstruir, a partir da visão dos idosos, suas percepções sobre o processo de envelhecimento no espaço rural, bem como suas vidas e resistências cotidianas em acampamentos e assentamentos rurais. Os dados foram produzidos por meio de onze entrevistas em profundidade, focadas nas histórias de vida. Os participantes foram recrutados utilizando o método de amostragem não probabilístico conhecido como bola de neve, até que se alcançasse a saturação dos dados necessários. Os dados revelam que as experiências vivenciadas confirmam a importância da terra ao longo da vida dos idosos sem-terra, desde o nascimento até a velhice, configurando-se como um projeto de realização baseado na reprodução socioterritorial nos assentamentos. Os resultados apontam que o envelhecimento sob a lógica camponesa constroi espacialidades específicas relacionadas ao uso do tempo e do espaço em acampamentos e assentamentos, onde o trabalho é fundamental para a percepção da velhice dos idosos do meio rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Ferreira de Oliveira, FCT/UNESP

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente (SP), na linha de pesquisa Desenvolvimento Territorial. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente da Universidade de Araraquara, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento (2016-2018). Graduado em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT/UNESP Campus de Presidente Prudente (SP) (2013 e 2015). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), atuando nos seguintes temas: envelhecimento, geração, campesinato, assentamentos rurais e reforma agrária.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Oliveira, F. H. F. de. (2024). O PROTAGONISMO DOS IDOSOS NAS LUTAS PELA TERRA E PELA PERMANÊNCIA NELA: NARRATIVAS DE CONFLITO, RESISTÊNCIA E ESPERANÇA. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 25(1), 530–564. https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10551