A EFETIVA PERDA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO EM RORAIMA: UMA GEOGRAFIA DE CONFLITOS E DISPUTAS TERRITORIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10032

Resumo

Este artigo aborda a problemática do funcionamento das escolas no campo em Roraima, uma região situada na fronteira norte da Amazônia brasileira. A pesquisa aprofunda-se na dinâmica de fechamento e abertura dessas escolas, revelando uma estreita relação com a questão agrária e seus desdobramentos sociais e ambientais, decorrentes do crescente interesse econômico nos recursos naturais. Essa pressão econômica tem contribuído para a desterritorialização das populações locais, incluindo povos do campo, águas e florestas, impactando profundamente suas vidas e cultura. A negligência das autoridades competentes também é evidenciada, ressaltando a urgência de investimentos e políticas públicas efetivas que visem resgatar a dignidade das comunidades rurais e assegurar um acesso justo à educação de qualidade. A escola no e do campo não é apenas um espaço educacional, mas um território crucial para a preservação de raízes culturais e conhecimentos ancestrais.

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Biografia do Autor

Cássia Betania Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Doutoranda em Geografia, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Especialista em Educação do Campo pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação Ambiental Campesina pela Universidade Federal do Mato Grosso. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Pedagogia pela FAEL e Ciências Biológicas pela UEG. Atuante nas áreas da Geografia, Educação, Educação do Campo e Ambiental.

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Publicado

2024-04-26

Como Citar

Rodrigues dos Santos, C. B. (2024). A EFETIVA PERDA DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO CAMPO EM RORAIMA: UMA GEOGRAFIA DE CONFLITOS E DISPUTAS TERRITORIAIS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 25(1), 102–138. https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10032