O CAMPO NO BRASIL E NA COLÔMBIA: AS COMPRAS PÚBLICAS DE ALIMENTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10000

Resumo

Este artigo analisa o campo no Brasil e na Colômbia, especificamente com atenção para o desenvolvimento do Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e para as compras públicas de alimentos na Colômbia. Para tanto, foram utilizadas pesquisa bibliográfica e documental. No Brasil, país que retornou ao mapa da fome, investimentos no PAA representam ampliação da renda, sobretudo para as mulheres, atendimento a entidades e sujeitos em insegurança alimentar. Contraditoriamente, deve ser realizado acompanhado pela observação do campo diverso, heterogêneo, pela resolução da questão agrária, agrícola, com vistas o combate às desigualdades sociais, à concentração fundiária. Na Colômbia, o direito ao território às comunidades negras, camponesas, indígenas significa ampliação, melhorias nas políticas institucionais de compra de alimentos, somados aos circuitos curtos de comercialização, para defesa da soberania alimentar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Batista da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Possui graduação em Licentura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (2005), Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (2009) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Também é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Agrária e Dinâmicas Territoriais (NEPAT) da Universidade Federal de Goiás-Instituto de Estudos socioambientais. Atualmente é professor em regime estatutário pela Universidade Estadual de Goiás,Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: Territórios em Disputa, Educação do Campo, Educação Ambiental, Agroecologia e Ensino de geografia.

Jhon Jairo Rincón García, Universidade Nacional da Cordobá

Possui Gradução em Sociologia pela Universidade Nacional da Colômbia (2001). Docência Universitária realizada em comunidades rurais e urbanas em programas de educação não formal. Estudante de doutorado de Estudos Sociais na América Latina (Centro de Estudos Avançados), da Universidade de Cordobá. Especialista en Métodos e Técnicas de Investigação social Investigação Social.

Downloads

Publicado

2024-02-15

Como Citar

Batista da Silva, E., & Rincón García, J. J. (2024). O CAMPO NO BRASIL E NA COLÔMBIA: AS COMPRAS PÚBLICAS DE ALIMENTOS. PEGADA - A Revista Da Geografia Do Trabalho, 25(1), 1–31. https://doi.org/10.33026/peg.v25i1.10000