Para além de grilos na gaveta: uma definição contemporânea de grilagem / In addition to crickets in the drawer: a contemporary definition of land grabbing / Además de los grillos en el cajón: la definición contemporánea de acaparamiento de tierras
DOI :
https://doi.org/10.47946/rnera.v26i65.8776Mots-clés :
roubo de terras, estrutura fundiária, revisão bibliográfica.Résumé
A formação dos grandes latifúndios se deu através do roubo de terras. Esse processo recebe o nome de grilagem e ainda é um grave problema na estrutura fundiária brasileira, sendo ressignificado e operado de novas maneiras. No senso comum e mesmo em ambientes acadêmicos, não é rara a equiparação de grilagem a ocupação de terras, o que não é desprovido de sentido posto que grilagem se trata de uma ocupação com determinados fins, métodos e agentes, os quais buscaremos delimitar. Visando suprir essa lacuna, propomos realizar uma ampla revisão bibliográfica do termo "grilagem", afim de encontrar uma definição que compreenda também suas expressões contemporâneas. Para alcançar tal objetivo, analisaremos fontes variadas: jornais, revistas, publicações estatais, documentários, relatórios de CPI’s e CPMI’s, teses e artigos acadêmicos que se debruçaram sobre o tema. Vale destacar que se trata menos de questionar interpretações do que preencher um vazio, contribuindo para a produção de um quadro amplo. Nos limitaremos aos debates nacionais sobre o tema, focando no meio rural, tratando-se de um recorte já bastante extenso. Dessa forma, é importante ressaltar que uma investigação sobre um objeto com limites tão fluidos tem um caráter necessariamente exploratório.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA NERA 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.