EDUCAÇÃO PARA “LAVRAR A LIBERDADE”: TRABALHO, SINDICALISMO RURAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM AFUÁ-PA/ Education to “work out freedom”: work, rural unionism and popular education in Afuá-PA (1989-1994)/ Éducation pour «travailler la liberté»: travail, syndicalisme rural et éducation populaire à Afuá-PA (1989-1994)
DOI:
https://doi.org/10.47946/rnera.v0i55.7118Palavras-chave:
Sindicalismo rural, Afuá, Educação do campo, Comissão Pastoral da Terra.Resumo
Este artigo tem por temática a relação entre educação do campo e movimentos sociais. Este tema foi aqui estudado a partir da experiência construída por trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Afuá, estado do Pará, entre 1989 e 1994. Dessa experiência buscamos entender de que formas a educação articulou-se com as lutas políticas do nascente sindicalismo rural afuaense. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as conexões entre as práticas pedagógicas utilizadas na formação das escolas comunitárias e as lutas encampadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afuá, com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para alcançar tal objetivo, analisamos documentos guardados no Arquivo da CPT Amapá, tais como: cartilhas, materiais didáticos, periódicos, fotografias e outros. Os resultados apontaram para uma intrínseca relação entre o projeto educacional popular fomentado por esta pastoral e as pautas do sindicato local relativas à luta pela terra e ao rompimento com o sistema de exploração dos trabalhadores pelos proprietários rurais, conhecidos como “patrões”. Além disso, percebemos que o projeto educacional aqui estudado transcendeu os limites de suas pretensões mais imediatas, tornando-se elemento fundamental para a quebra de paradigmas da visão de mundo dos ribeirinhos afuaenses.
Como citar este artigo:
PEREIRA, Higor; LOBATO, Sidney. Educação para “lavrar a liberdade”: trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 322-342, set.-dez., 2020.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.