GEOGRAFIAS DAS LUTAS POR DIREITOS NO DISTRITO DO GRAJAÚ-SP: O CASO DO MOVIMENTO SOCIAL “NÓS DA SUL”/Geography of the struggles for rights in the district of Grajaú-SP: the case of the social movement "Nós da Sul"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5992

Palavras-chave:

Geografia, movimentos sociais, redes de movimentos sociais, direito à cidade.

Resumo

A proposta deste estudo foi a de investigar os movimentos sociais do extremo Sul da cidade de São Paulo, que se articularam em torno da rede de movimentos sociais “Nós da Sul”, na conjuntura das chamadas “jornadas de junho”. Trata-se de uma rede de movimentos que abrigam e articulam as lutas por moradia, educação, saúde e transportes em uma das regiões mais populosas e esquecidas da metrópole paulista. O esforço do presente trabalho foi o de fazer uma análise geográfica desses movimentos sociais seja por meio dos espaços e territórios que eles produzem, como também, na condição do próprio movimento social, como categoria geográfica. Durante todo o trabalho, procuramos articular o nosso objeto de pesquisa, suas demandas e lutas à conjuntura política brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cloves Alexandre Castro, Instituto Federal Catarinense-Campus Blumenau

Professor há 19 anos. Atuei nos ensinos fundamental e médio de escolas públicas municipais e estadual do estado de São Paulo. Graduado em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente, onde realizei o Mestrado em Geografia Humana. Doutorado em Geografia Humana pela UNICAMP e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela USP. Estudioso dos movimentos sociais, tem como objeto de estudo o movimento de cursinhos populares. Atua também junto aos movimentos de luta pela terra urbana e rural. Atualmente, estou docente EBTT no Instituto Federal Catarinense-campus Blumenal, e exerço a função de coodenador de Pós-Graduação.

Downloads

Publicado

2019-05-02

Como Citar

Castro, C. A. (2019). GEOGRAFIAS DAS LUTAS POR DIREITOS NO DISTRITO DO GRAJAÚ-SP: O CASO DO MOVIMENTO SOCIAL “NÓS DA SUL”/Geography of the struggles for rights in the district of Grajaú-SP: the case of the social movement "Nós da Sul". REVISTA NERA, (49), 15–30. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i49.5992

Edição

Seção

Artigo original