A TERRITORIALIZAÇÃO DO MST A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ASSENTAMENTOS FAZENDA ANNONI E BELA VISTA/The territorialization of the MST from the Education of the Field in the settings Fazenda Annoni and Bela Vista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.5587

Palavras-chave:

Geografia Agraria, Educação do Campo, Território

Resumo

Este estudo se estrutura na análise de dois assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais: O Assentamento Bela Vista- Jari/ RS e o Assentamento de Fazenda Annoni – Pontão/ RS, com o objetivo de entender o processo de territorialização desses Assentamentos, a partir do posicionamento da Educação do Campo. Dessa forma, buscam-se analisar o papel da Educação do campo no processo de territorialização das políticas do MST, discutir os conceitos de território, territorialização, territorialidades e Educação do Campo. No que se refere à busca desses objetivos, adota-se uma metodologia que se adequasse  a esta pesquisa, da mesma forma que auxiliasse na busca de levantamento dos dados, até mesmo para criar novas indagações. Os resultados desta pesquisa se mostram favoráveis à permanência de Educação do Campo dentro do assentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanio Folmer, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Geógrafo pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre e doutorando em Geografia pela UFSM. Tutor EAD em Licenciatura em Educação do Campo/UFSM e professor da rede estadual do RS.

Ane Carine Meurer, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco. Mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2003). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria. 

Downloads

Publicado

2019-03-09

Como Citar

Folmer, I., & Meurer, A. C. (2019). A TERRITORIALIZAÇÃO DO MST A PARTIR DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ASSENTAMENTOS FAZENDA ANNONI E BELA VISTA/The territorialization of the MST from the Education of the Field in the settings Fazenda Annoni and Bela Vista. REVISTA NERA, (48), 14–37. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i48.5587

Edição

Seção

Artigo original