A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L'éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels

Auteurs

  • Heliadora Georgete Pereira da Costa Governo do Estado do Amapá/Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP.
  • Roni Mayer Lomba Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

DOI :

https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5116

Mots-clés :

Educação do campo, LEDOC, formação, política pública.

Résumé

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados da pesquisa sobre o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) ofertado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). É uma abordagem qualitativa, cuja metodologia constou da análise de documentos tais como, os editais, o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e a pesquisa de campo com a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas direcionadas aos acadêmicos, docentes e coordenador do curso, a fim de discutir os impactos dessa política educacional na formação dos sujeitos do campo no Estado do Amapá. A análise dos dados revelou, que a LEDOC é um desafio para a Unifap, uma vez que rompe com o modelo tradicional das licenciaturas mantidas pela instituição, assim como é um grande avanço das políticas públicas de educação voltadas para atender os povos do campo.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Heliadora Georgete Pereira da Costa, Governo do Estado do Amapá/Secretaria Municipal de Educação de Santana-AP.
    Pedagoga, funcionária pública do Setor Econômico do Estado do Amapá, atua junto às comunidades de Pesca do estado como Extensionista Social de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), desenvolve função na Agênica de Pesca do Amapá (PESCAP) credenciada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
  • Roni Mayer Lomba, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
    Professor Doutor titular no curso de Geografia e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universdiade Federal do Amapá (UNIFAP).

Téléchargements

Publiée

2018-02-07

Numéro

Rubrique

Artigo original

Comment citer

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO AMAPÁ: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS/ The Countryside Education Degree in the State of Amapá: current challenges and perspectives/ L’éducation rurale Diplôme en état Amapá: défis et enjeux actuels. (2018). REVISTA NERA, 41, 218-235. https://doi.org/10.47946/rnera.v0i41.5116