A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO (the influence of contemporary processes in food: a proposal for reflection)

Autores

  • Elvis Albert Robe Wandscheer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Alberto da Rosa Maciel Universidade Federal de Santa Maria
  • Anderson Souto Neves Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

alimentação, sociedade de consumo, globalização, hábitos alimentares, revolução tecnológica e social.

Resumo

A revolução tecnológica e social que vivenciamos no final do século XX foi o prelúdio da atual fase da globalização. As contradições presentes na globalização se expressam enfaticamente no espaço geográfico e nas diversas dimensões as quais o processo engloba: socioeconômico, político e cultural. Após a quebra da União Soviética, a sociedade de consumo no arquétipo Norte Americano é exportada para as diversas partes do globo. Um consumismo predatório que se perpetua no espaço acentuando, em diversas regiões, a segregação social inerente ao acúmulo de riquezas. A alimentação também sofre com as contradições inerentes do processo de globalização. Nesse sentido, presenciamos a proliferação de redes de “fast foods” com seus alimentos débeis em proteínas, mas agregados de apelos simbólicos midiáticos. É sobre esse tema que o presente texto pretende discernir uma reflexão sobre a transformação dos hábitos alimentares na sociedade contemporânea. Para isso analisaremos os filmes “Adeus Lênin” e “Super Size me”, contextualizando suas problemáticas no intuito de promover uma reflexão crítica sobre a questão da alimentação na sociedade impregnada pelo consumo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Wandscheer, E. A. R., Maciel, C. A. da R., & Neves, A. S. (2012). A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO (the influence of contemporary processes in food: a proposal for reflection). REVISTA NERA, (19), 152–161. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1804

Edição

Seção

NOTAS