A INFLUÊNCIA DOS PROCESSOS CONTEMPORÂNEOS NA ALIMENTAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO (the influence of contemporary processes in food: a proposal for reflection)
Palavras-chave:
alimentação, sociedade de consumo, globalização, hábitos alimentares, revolução tecnológica e social.Resumo
A revolução tecnológica e social que vivenciamos no final do século XX foi o prelúdio da atual fase da globalização. As contradições presentes na globalização se expressam enfaticamente no espaço geográfico e nas diversas dimensões as quais o processo engloba: socioeconômico, político e cultural. Após a quebra da União Soviética, a sociedade de consumo no arquétipo Norte Americano é exportada para as diversas partes do globo. Um consumismo predatório que se perpetua no espaço acentuando, em diversas regiões, a segregação social inerente ao acúmulo de riquezas. A alimentação também sofre com as contradições inerentes do processo de globalização. Nesse sentido, presenciamos a proliferação de redes de “fast foods” com seus alimentos débeis em proteínas, mas agregados de apelos simbólicos midiáticos. É sobre esse tema que o presente texto pretende discernir uma reflexão sobre a transformação dos hábitos alimentares na sociedade contemporânea. Para isso analisaremos os filmes “Adeus Lênin” e “Super Size me”, contextualizando suas problemáticas no intuito de promover uma reflexão crítica sobre a questão da alimentação na sociedade impregnada pelo consumo.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados na Revista NERA devem seguir, obrigatoriamente, as diretrizes sobre ética e integridade na prática científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), disponíveis em seu sitio na internet (http://memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm). Em caso de infração às referidas diretrizes por qualquer texto publicado, o artigo será formalmente retirado de publicação, conforme a prática da comunidade científica internacional. A submissão de qualquer texto à Revista NERA implica na aceitação plena deste procedimento. As ideias e conceitos emitidos nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Reforçamos que após a publicação do artigo o mesmo não será despublicado caso haja solicitação por parte dos(as) autores(as).
Lembramos que todos os manuscritos submetidos à Revista NERA são vereficados no software de similaridade "iThenticate". Os manuscritos com plágio verificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.
A licença utilizada pela Revista NERA é Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CCBY 4.0).
A política de arquivamento é a Licença LOCKSS.