A leitura diária como prática de leitura literária na turma do primeiro ano do colégio de aplicação da UFPR

Autores

  • Jamile Rossetti de Souza
  • Eugênia Karla Ferreira de Sousa Vilória
  • Leuda Evangelista de Oliveira

Resumo

Ao pensar na formação de leitores como um processo sociocultural, permeado de significados e aportes afetivos, este estudo traz o relato do trabalho de docência compartilhada, desenvolvido na turma do 1° ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima, durante o ano de 2018 e primeiro semestre de 2019. A prática intitulada “leitura diária”, foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar práticas de leitura literária, pensando na formação de leitores e na construção de relações significativas com o texto literário. Partiu-se dos conceitos de Kleiman (2013) e Soares (2014), nos quais a leitura é concebida como um bem simbólico e uma prática social, que remete a outros textos e/ou outras leituras. Associa-se ao que afirma Martins (2012), que mais do que aprender a ler lendo, se aprende vivendo, interagindo, pensando sobre o que se vê/lê. Tendo, ainda, Cosson (2014) e Jouve (2012) como aportes, relacionou-se leitura literária como processo ativo de apropriação dessa linguagem, na qual o letramento literário possibilita a criação de novos significados. As ações consistiram em ler diariamente para as crianças como forma de iniciar a rotina das aulas, independente do componente curricular a ser trabalhado. Buscou-se, a cada leitura, permear conceitos como diagramação, tradução, ano de publicação, entre outros, de forma a promover a apropriação significativa desses elementos. Os resultados da proposta indicam que a medida em que as crianças foram construindo relações significativas com o texto literário, tornaram-se “íntimos” dessa forma de comunicação, passando a mediar situações de leitura, recomendar livros e, ainda, comparar autores, editoras e gêneros. Estas vivências foram fundamentais no desenvolvimento de habilidades das crianças para discutir e/ou tecer comentários durante as rodas de leitura, com elementos próprios da linguagem literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-07-13

Como Citar

de Souza, J. R., Vilória, E. K. F. de S., & de Oliveira, L. E. (2021). A leitura diária como prática de leitura literária na turma do primeiro ano do colégio de aplicação da UFPR. Leitura & Literatura Em Revista, 2(1). Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/llr/article/view/8819