ASPECTOS MORFOGRÁFICOS, MORFOMÉTRICOS E DE COBERTURA E USO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI, MINAS GERAIS, BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Morfografia, Morfometria, Uso da terra, Bacia do rio Araguari

Resumo

O presente artigo possui o intuito de identificar correlações entre as características morfográficas, morfométricas e a cobertura e uso da terra em sub-bacias pertencentes à bacia hidrográfica do rio Araguari. Essa bacia, situada no estado de Minas Gerais, apresenta 18 sub-bacias definidas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica para a gestão dos recursos hídricos, inseridas, total ou parcialmente, no contexto de dois domínios morfoestruturais predominantes: Cinturões Móveis Neoproterozóicos e Bacias e Coberturas Sedimentares Fanerozóicas. A partir da confecção de mapas temáticos e análise das características qualitativas (morfografia) e quantitativas (morfometria) do relevo foi possível identificar que as sub-bacias que possuem índice de rugosidade mais elevado (Cinturão Móvel) apresentam pastagem como classe de uso da terra dominante e naquelas que apresentam um relevo mais aplanado (Bacia Sedimentar) as culturas agrícolas predominam, especialmente as temporárias. Dessa forma, espera-se contribuir com gestores da bacia hidrográfica com informações que podem ser utilizadas em futuros diagnósticos e na proposição de diretrizes voltadas ao planejamento e gestão territorial. Além disso, pode-se estimular a aplicação de levantamentos similares em outras bacias hidrográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Mendes Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), especialização em Gestão Ambiental pela Faculdade Católica de Uberlândia (FCU) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Planejamento e Gestão Ambiental, Geografia Física e Geoprocessamento.

Vanderlei de Oliveira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

É geógrafo (bacharel), mestre e doutor em Geografia/Análise Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/UFMG). Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia (IG/UFU). Dedica-se ao ensino, pesquisa e extensão em temas e problemas especialmente vinculados à Hidrologia e Climatologia, com destaque para temáticas relacionadas aos fatores determinantes da dinâmica hidrológica, recorrendo a modelos de análise tendencial e instrumentos geocartográficos. É coordenador do Laboratório de Geoprocessamento do IG/UFU. É credenciado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGeo/UFU), no qual orienta alunos de Mestrado e Doutorado.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

Rosa, R. M., & Ferreira, V. de O. (2022). ASPECTOS MORFOGRÁFICOS, MORFOMÉTRICOS E DE COBERTURA E USO DA TERRA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ARAGUARI, MINAS GERAIS, BRASIL. Caderno Prudentino De Geografia, 2(44), 57–80. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/8570

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles