A FORMA URBANA E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO: UM ESTUDO SOBRE A EXPANSÃO URBANA DE COLATINA, ES
Keywords:
Expansão urbana, Morfologia urbana, Produção do espaçoAbstract
Este artigo trata de um estudo sobre a expansão urbana de Colatina, Espírito Santo, a partir da análise morfológica – estudo da forma - da cidade. Este estudo busca compreender as dinâmicas que deram suporte à produção do espaço em determinados períodos da história da cidade e que promoveram a expansão urbana. Considerada um centro regional de comércio e serviços, Colatina é uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, localizada na região centro-oeste do estado do Espírito Santo. O estudo da forma da expansão urbana foi realizado entre o período de surgimento da cidade, na década de 1890, até 2012. A leitura da forma da cidade pôde revelar as práticas urbanas e a materialização dessas práticas no espaço construído ao longo do tempo. Este estudo, portanto, permitiu identificar os agentes e compreender os processos urbanos que configuraram a forma da expansão urbana de Colatina.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.