MAPAS, ENGAJAMENTO E DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO

quais elementos chamam atenção na produção de conteído da Cartogafia Viral?

Autores

Resumo

As mídias sociais fazem parte do cotidiano dos indivíduos e os mapas também são conteúdos dessas redes, podendo se tornar virais. A área que estuda os mapas que se disseminam rapidamente nas mídias sociais, é a Cartografia Viral. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa é avaliar quais foram os mapas virais do projeto “Cartografia Viral” no Instagram e realizar uma pesquisa buscando identificar os elementos que chamaram a atenção nos mapas do projeto com maior interação no ano de 2021. Para isso, aplicou-se um questionário a 100 participantes anônimos. O formulário continha perguntas referentes ao design, temática, sentimento e a presença/ausência de elementos fundamentais do mapa. Além disso, o respondente precisava dar uma nota de 0 a 10 no mapa, sobre o quanto chamou sua atenção. Quanto aos resultados, a questão da curiosidade e do assunto foram os itens com maior destaque, com exceção do mapa 6 que teve alta porcentagem relativa ao layout, já que se trata justamente disso. A atualidade da informação também foi um item apontado pelos participantes, denotando que o mapa viral tem um contexto temporal e espacial definido. Em relação aos sentimentos, observou-se uma rejeição ao mapa que remetia ao BBB21, o que se entrelaça com a cultura do cancelamento. Além disso, os usuários se mostram pouco preocupados com a presença de elementos fundamentais do mapa e a fonte dos dados, o que é preocupante, já que o mapa também pode reproduzir informações fake.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Estadual de Maringá (2011), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atuou como professora colaboradora da UNIOESTE, campus Francisco Beltrão, no período de 05/2018 a 03/2019. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, monitoramento de geleiras, Ensino Polar, Geomorfologia glacial, Sensoriamento Remoto e Cartografia escolar. Atua como pesquisadora no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e Centro Polar e Climático (CPC) da UFRGS. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) atuando na área de Geografia Física, Ensino e Cartografia.

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano. Especialização em Cartografia e Sensoriamento Remoto e em Geografia Populacional, Urbana e Econômica pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Geociências e no Programa de Pós-graduação em Geografia e Coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), da UFSM. É Professora Colaboradora no Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional (PROFGEO), no Instituto Federal Catarinense (IFC), Polo Brusque/SC. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Temática; e Geografia Urbana. Foi docente de Geografia no Ensino Fundamental na Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS. 

Franciele Delevati Ben, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda do Curso de Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) da UFSM, participando do projeto Estudo do Lugar a partir do Atlas Geoambiental dos Municípios drenados pela Bacia do Rio Ibicuí, é também voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) da UFSM e Divulgadora Científica da Página Cartografia Viral no Instagram. Atua principalmente nos seguintes temas: mapeamento geoambiental, caderno didático e atlas.

Carla Pizzuti Savian, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Atualmente, graduanda em Geografia na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, pesquisadora e extensionista nos Laboratório de Espacialidades Urbanas (LABEU) e Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU), ambos da UFSM. Divulgadora Científica pelo projeto Cartografia Viral, no Instagram, e incentivadora da leitura pelo Podcast Acrópole do Livro, no Spotify. No momento, está realizando o Trabalho de Conclusão de Curso de Geografia, investigando o espaço urbano por uma perspectiva feminista. Tem interesse em estudos de Gênero, Espaço Urbano e Feminismo Interseccional; Geografia Urbana; Planejamento Territorial e Cartografia.

Amanda Rech Brands, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduanda em Geografia bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Voluntária no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Geografia e Humanidades (LEPGHU) do Departamento de Geociências da UFSM e divulgadora científica através do projeto Cartografia Viral.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cartografia e Sensoriamento Remoto pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (EAD). Especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação, Metodologias Ensino de Geografia e Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) pela UFSM. Doutor em Geografia - Passagem Direta para o Doutorado - pelo PPGGeo da UFSM. Atualmente é Pós-Doutorando em Geografia no PPGGeo/UFSM com temática de pesquisa voltada ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM). Foi Professor Substituto da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel (2020-2021) dos cursos de Engenharia Florestal e Gestão Ambiental, ministrando as seguintes disciplinas: Cartografia, Fotogrametria, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado. Foi Professor do Colégio Politécnico da UFSM, ministrando aulas de Geografia para o 3° ano do Ensino Médio (2017, 2018 e 2020). É pesquisador no Laboratório de Ensino e Pesquisas em Geografia e Humanidades (LEPGHU) e no Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS), da UFSM. Foi colaborador no Observatório de Informações em Saúde da UFSM, responsável pelo mapeamento Intraurbano dos casos confirmados e óbitos da COVID-19 em Santa Maria. Pesquisa e atua na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul sob o n° RS252565, com atribuições profissionais referentes a profissão de Geógrafo.

Francisco Augusto Altermann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduando em Geografia Licenciatura e técnico em Meio Ambiente na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). De 2018 a 2020 atuei como bolsista no Programa institurional de Bolsas de iniciação à Docência (PIBID), em 2020 atuou como bolsista FIPE no projeto intitulado de Agricultura urbana e o cultivo de hortículas na cidade de Santa Maria - RS, atualmente sou bolsista do Programa Residência pedagógica. 

Gustavo Soares Arrial, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui curso-técnico-profissionalizante em Manutenção e Suporte em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus São Vicente do Sul - Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação. Graduando em Geografia Bacharelado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Campus Camobi. Voluntário no Laboratório de Geologia Ambiental (LAGEOLAM) do Departamento de Geociências da UFSM, divulgador científico pela Cartografia Viral. 

Referências

FRANCO, J. R. Cartografias Criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019.

FRIER, S. Sem filtro. Os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida. São Paulo: Planeta, 2021.

GRIFFIN, A. L. Trustworthy maps. Journal of Spatial Information Science, v. 2020, n. 20, p. 5-19, 2020.

GUERSCHMAN, J. P. 6 Things to Ask Yourself Before You Share a Bushfire Map on Social Media. The Consersation, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://theconversation.com/6-things-to-ask-yourself-before-you-share-a-bushfire-map-on-social-media-129557. Acesso em: 21 maio 2020.

KENT, A. Trust me, I’m a Cartographer: Post-truth and the problem of acritical cartography. The Cartographic Journal, v. 54, n. 3, p. 193-195, 2017.

LARROSSA, L. Instagram, Whatsapp e Facebook para negócios: como ter lucro através dos três principais canais de venda. São Paulo: DVS Editora, 2021.

MUEHLENHAUS, I. If Looks Could Kill: The Impact of Different Rhetorical Styles on Persuasive Geocommunication. The Cartographic Journal, v. 49, p.361-375, 2012.

MUEHLENHAUS, I. Going viral: The look of online persuasive maps. Cartographica. The International Journal for Geographic Information and Geovisualization, v. 49, n. 1, p. 18-34, 2014.

NIEŚCIORUK, K. Like it! Maps as a Subject and a Springboard for discussion in social media. Polish Cartographical Review, v. 52,n. 2, p. 51-60, 2020.

NUNES, L. B.; COSTA, B. P. O espaço híbrido em Santa Maria (RS): experienciando a cidade como jogador de Pokémon Go. Terr@ Plural (UEPG. online), v. 16, p. 1, 2022.

OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 158-172, 2017.

QUAN-HAASE, A.; YOUNG, A. L. Uses and gratifications of social media: A comparison of Facebook and instant messaging. Bulletin of science, technology & society, v. 30, n. 5, p. 350-361, 2010.

RIZZATTI, M. et al. O lugar como categoria de análise na Geografia e sua contribuição para abordagens didáticas na Cartografia Escolar. Revista Tamoios, v. 17, n. 1, p. 95-115, 2021.

RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; BECKER, E. L. S. A Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das geotecnologias no Ensino Fundamental. Ateliê Geográfico, v. 14, n. 3, p. 239-267, 2020.

ROBINSON, A. C. Elements of viral cartography. Cartography and Geographic Information Science, v. 46, n. 4, p. 293-310, 2019.

ROBINSON, A. C.; ZHU, X. Visualizing Viral Cartography with MapReverse. GI_Forum 2022, v. 10, p. 91-97, 2022.

SHANNON, J.; WALKER, K. E. Ventures into Viral Cartography: Waffle House, Educational Attainment, and the Social Life of Maps. The Professional Geographer, v. 72, n. 1, p. 66-77, 2020.

WOJDAN, W., et al. The impact of social media on the lifestyle of young people. Polish Journal of Public Health, v. 130, n. 1, p. 8-13, 2021.

ZENG, B.; GERRITSEN, R. What do we know about social media in tourism? A review. Tourism management perspectives, v. 10, p. 27-36, 2014.

Downloads

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Petsch, C., Batista, N. L., Ben, F. D., Savian, C. P., Brands, A. R., Rizzatti, M., Altermann, F. A., & Arrial, G. S. (2024). MAPAS, ENGAJAMENTO E DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO: quais elementos chamam atenção na produção de conteído da Cartogafia Viral?. Caderno Prudentino De Geografia, 1(46), 1–23. Recuperado de https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/view/9554

Edição

Seção

Artigos/Articles/Artículos/Articles