MAPAS, ENGAJAMENTO E DIFUSÃO DA INFORMAÇÃO
quais elementos chamam atenção na produção de conteído da Cartogafia Viral?
Resumo
As mídias sociais fazem parte do cotidiano dos indivíduos e os mapas também são conteúdos dessas redes, podendo se tornar virais. A área que estuda os mapas que se disseminam rapidamente nas mídias sociais, é a Cartografia Viral. Nesse viés, o objetivo desta pesquisa é avaliar quais foram os mapas virais do projeto “Cartografia Viral” no Instagram e realizar uma pesquisa buscando identificar os elementos que chamaram a atenção nos mapas do projeto com maior interação no ano de 2021. Para isso, aplicou-se um questionário a 100 participantes anônimos. O formulário continha perguntas referentes ao design, temática, sentimento e a presença/ausência de elementos fundamentais do mapa. Além disso, o respondente precisava dar uma nota de 0 a 10 no mapa, sobre o quanto chamou sua atenção. Quanto aos resultados, a questão da curiosidade e do assunto foram os itens com maior destaque, com exceção do mapa 6 que teve alta porcentagem relativa ao layout, já que se trata justamente disso. A atualidade da informação também foi um item apontado pelos participantes, denotando que o mapa viral tem um contexto temporal e espacial definido. Em relação aos sentimentos, observou-se uma rejeição ao mapa que remetia ao BBB21, o que se entrelaça com a cultura do cancelamento. Além disso, os usuários se mostram pouco preocupados com a presença de elementos fundamentais do mapa e a fonte dos dados, o que é preocupante, já que o mapa também pode reproduzir informações fake.
Downloads
Referências
FRANCO, J. R. Cartografias Criativas: da razão cartográfica às mídias móveis. Curitiba: Appris, 2019.
FRIER, S. Sem filtro. Os bastidores do Instagram: como uma startup revolucionou nosso estilo de vida. São Paulo: Planeta, 2021.
GRIFFIN, A. L. Trustworthy maps. Journal of Spatial Information Science, v. 2020, n. 20, p. 5-19, 2020.
GUERSCHMAN, J. P. 6 Things to Ask Yourself Before You Share a Bushfire Map on Social Media. The Consersation, p. 1-7, 2020. Disponível em: https://theconversation.com/6-things-to-ask-yourself-before-you-share-a-bushfire-map-on-social-media-129557. Acesso em: 21 maio 2020.
KENT, A. Trust me, I’m a Cartographer: Post-truth and the problem of acritical cartography. The Cartographic Journal, v. 54, n. 3, p. 193-195, 2017.
LARROSSA, L. Instagram, Whatsapp e Facebook para negócios: como ter lucro através dos três principais canais de venda. São Paulo: DVS Editora, 2021.
MUEHLENHAUS, I. If Looks Could Kill: The Impact of Different Rhetorical Styles on Persuasive Geocommunication. The Cartographic Journal, v. 49, p.361-375, 2012.
MUEHLENHAUS, I. Going viral: The look of online persuasive maps. Cartographica. The International Journal for Geographic Information and Geovisualization, v. 49, n. 1, p. 18-34, 2014.
NIEŚCIORUK, K. Like it! Maps as a Subject and a Springboard for discussion in social media. Polish Cartographical Review, v. 52,n. 2, p. 51-60, 2020.
NUNES, L. B.; COSTA, B. P. O espaço híbrido em Santa Maria (RS): experienciando a cidade como jogador de Pokémon Go. Terr@ Plural (UEPG. online), v. 16, p. 1, 2022.
OLIVEIRA, I. J.; NASCIMENTO, D. T. F. As geotecnologias e o ensino de cartografia nas escolas: potencialidades e restrições. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 7, n. 13, p. 158-172, 2017.
QUAN-HAASE, A.; YOUNG, A. L. Uses and gratifications of social media: A comparison of Facebook and instant messaging. Bulletin of science, technology & society, v. 30, n. 5, p. 350-361, 2010.
RIZZATTI, M. et al. O lugar como categoria de análise na Geografia e sua contribuição para abordagens didáticas na Cartografia Escolar. Revista Tamoios, v. 17, n. 1, p. 95-115, 2021.
RIZZATTI, M.; CASSOL, R.; BECKER, E. L. S. A Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de Geografia: contribuições das geotecnologias no Ensino Fundamental. Ateliê Geográfico, v. 14, n. 3, p. 239-267, 2020.
ROBINSON, A. C. Elements of viral cartography. Cartography and Geographic Information Science, v. 46, n. 4, p. 293-310, 2019.
ROBINSON, A. C.; ZHU, X. Visualizing Viral Cartography with MapReverse. GI_Forum 2022, v. 10, p. 91-97, 2022.
SHANNON, J.; WALKER, K. E. Ventures into Viral Cartography: Waffle House, Educational Attainment, and the Social Life of Maps. The Professional Geographer, v. 72, n. 1, p. 66-77, 2020.
WOJDAN, W., et al. The impact of social media on the lifestyle of young people. Polish Journal of Public Health, v. 130, n. 1, p. 8-13, 2021.
ZENG, B.; GERRITSEN, R. What do we know about social media in tourism? A review. Tourism management perspectives, v. 10, p. 27-36, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1- Autores mantém os direitos autorais e concedem ao Caderno Prudentino de Geografia o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2- As provas finais não serão enviadas aos autores.
3- Os trabalhos publicados passam a ser incorporados a Revista, ficando sua impressão e reimpressão, total ou parcial, autorizadas pelo autor. A utilização do texto é livre e incentivada a sua circulação, devendo ser apenas consignada a fonte de publicaçao original.
4- Os originais não serão devolvidos aos autores.
5- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
6- Os autores são responsáveis pela correção gramatical-ortográfica final dos textos.