Políticas Públicas para o Ensino Superior

O Projeto Tunning – Primeiras reflexões acerca da adesão das IES brasileiras na área de educação

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DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9764

Mots-clés :

Tuning, Metodologia, Instituição de Ensino Superior

Résumé

A seguinte pesquisa busca investigar como as Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras aderiram Projeto Tuning, mais especificamente nos cursos da área temática de educação. O Processo de Bolonha surgiu como política pública inserido na União Europeia, tendo como objetivo fim a modernização dos currículos do Ensino Superior e a internacionalização da perspectiva da educação centrada no estudante. Neste sentindo, o Projeto Tuning e consolida como políticas concretizadoras do Processo de Bolonha, que apoiado na perspectiva da sociedade do conhecimento objetiva agir como metodologia para compatibilizar e comparar as formações superiores, com vistas à transnacionalização dos currículos e à formação de mão-de-obra em nível internacional. Assim, serão analisadas as reformas curriculares de dez Instituições de Ensino Superior com a finalidade de verificação nas propostas centradas nos estudantes. Após a análise, as informações serão sistematizadas e será elaborado percursos didáticos que possam orientar as transformações curriculares em consonância a metodologia prevista no Projeto Tuning.

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Maíra Darido da Cunha, Faculdade de Bertioga (FABE), Bertioga – SP – Brasil

Docente nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Doutora em Educação Escolar (UNESP).

Thaís Vargas Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar.

José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil

Livre docente, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr/UNESP) – Brasil; Programa de Pós – Graduação em Educação Escolar.

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Publiée

2022-12-30

Comment citer

DARIDO DA CUNHA, M.; BIZELLI, T. V.; BIZELLI, J. L. Políticas Públicas para o Ensino Superior: O Projeto Tunning – Primeiras reflexões acerca da adesão das IES brasileiras na área de educação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022026, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9764. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9764. Acesso em: 26 déc. 2024.

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