Gestão da acreditação educacional no contexto de uma inovação em educação

Questões teóricas e requisitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9483

Palavras-chave:

Gestão da educação, Educação de acreditação, Inovação educacional, Questões teóricas, Vietnã

Resumo

Inovar para melhorar a qualidade da educação, atendendo aos requisitos de mudança da tendência de integração, é uma tarefa prioritária. Além disso, a gestão da qualidade e a melhoria da qualidade da educação também são questões de preocupação do Estado e da sociedade. Nos últimos anos, a acreditação educacional foi identificada como uma solução eficaz para ajudar a manter e melhorar a qualidade da educação. No entanto, a gestão desta atividade está colocando muitos problemas que precisam de maior esclarecimento na teoria e na prática. Este estudo mostra que o esclarecimento de questões teóricas é muito necessário, como base para que as atividades de acreditação educacional se tornem realidade e tragam alta eficiência. Um estudo dos documentos orientadores do Estado e uma avaliação real das atividades de credenciamento das instituições de ensino mostram que há muitas questões que precisam ser esclarecidas para que haja melhores medidas de gestão. Esclarecer o raciocínio ajudará as atividades de gestão da acreditação da qualidade educacional a ter uma base para o desenvolvimento de um plano de implementação; esclarecer as limitações e deficiências do processo de gestão ajudará essa atividade a se tornar realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Longan Dangnguyen, Department of Education and Training of Ho Chi Minh City, Ho Chi Minh City – Vietnam.

Chief of Office of the Party Committee. Ph.D.

Referências

BROCHADO, A. Comparing alternative instruments to measure service quality in higher education. Quality Assurance in Education, v. 17, n. 2, p.174-190, 2009. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09684880910951381/full/html. Acesso em: 17 jan. 2021.

CHEA. COUNCIL FOR HIGHER EDUCATION ACCREDITATION. Fact Sheet #1, Profile of Accreditation. Washington, DC: CHEA, 2003. Disponível em: www.chea.org. Acesso em: 13 Fev. 2021.

GOVERNMENT OF THE SOCIALIST REPUBLIC OF VIETNAM. Education development strategy 2011-2020. Hanoi: Education, 2011.

LANGUAGE INSTITUTE. Vietnamese Dictionary encyclopedia. Hanoi: Dictionary, 2010.

HANG, L. T.; VAN, V. H. Building Strong Teaching and Learning Strategies through Teaching Innovations and Learners’ Creativity: A Study of Vietnam Universities. International Journal of Education and Practice, v. 8, n. 3, p. 498-510, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9118. Acesso em: 15 abr. 2021.

HASSAN, A. I. Quality Assurance and Accreditation in Education, Open Journal, v. 2, n. 2, p. 106-110, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269446106_Quality_Assurance_and_Accreditation_in_Education. Acesso em: 15 jul. 2021.

KOONTZ, H.; O’DONNELL, C.; WEIHRICH, H. Key issues of management. Hanoi: Education, 1999.

AN LONG, N. D. et al. Determinants Affecting Training Service Quality: A Case Study Of Universities In Vietnam. Multicultural Education, v. 7, n. 8, p. 419-429, 2020. Disponível em: http://ijdri.com/me/vol-7-no-8-2021/. Acesso em: 9 Jun. 2021.

SEAMEO. Developing a quality assurance policy framework for southeast asian countries. Ho Chi Minh City, 2013.

PARTY CENTRAL COMMITTEE. Resolution No. 29-NQ/TW dated November 4, 2013. On “fundamental and comprehensive innovation in education, serving industrialization and modernization in a socialist-oriented market economy during international integration” ratified in the 8th session. Hanoi: Secretary General, 2013. Disponível em: https://vanbanphapluat.co/resolution-no-29-nq-tw-fundamental-and-comprehensive-innovation-in-education. Acesso em: 11 ago. 2021.

THUAN, P. V.; NGUYEN, D. A. L. Management of educational accreditation of lower secondary schools in the context of educational innovation. Vietnam: Education publishing house, 2021.

TRUNG, N. S.; VAN, V. H. Educating Traditional Cultural Values in Vietnam Universities. South Asian Research Journal of Humanities and Social Sciences, v. 2, n. 3, p. 210-214, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342463852_Educating_Traditional_Cultural_Values_in_Vietnam_Universities. Acesso em: 15 ago. 2021.

TRUNG, N. S.; VAN, V. H. Vietnamese Cultural Identity in the Process of International Integration. Journal of Advances in Education and Philosophy, v. 4, n. 6, p. 220- 225, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341668857_Vietnamese_Cultural_Identity_in_the_Process_of_International_Integration. Acesso em: 26 abr. 2021.

VAN, V. H. Identify Methods Of Teaching And Learning To Create Interest, Self-Study, And Creativity Of Students. Humanities & Social Sciences Reviews, v. 8, n. 3, p. 646-656, 2020. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/327122489.pdf. Acesso em: 06 jun. 2020.

VAN, V. H. Social Responsibility Of Students: The Role And Importance Of Education. Journal of Natural Remedies, v. 21, n. 8, p. 241-254, 2020. Disponível em: https://jnronline.com/ojs/index.php/about/article/view/560. Acesso em: 9 fev. 2021.

VINCENZI, A.; GARAU, A.; GUAGLIANONE, A. Has the quality of teaching and learning processes improved as a result of the implementation of quality assurance coordinated by the state? Quality in Higher Education, v. 24, n. 1, p. 55–65, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13538322.2018.1426382. Acesso em: 21 jan. 2021.

Publicado

31-03-2022

Como Citar

DANGNGUYEN, L. Gestão da acreditação educacional no contexto de uma inovação em educação: Questões teóricas e requisitos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9483. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9483. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua