FORMAÇÃO MUSICAL DO PROFESSOR GENERALISTA E POSSIBILIDADES DE TRABALHO SIGNIFICATIVO

Autores

  • Maria Flávia Silveira Barbosa Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.980

Palavras-chave:

Formação de professores, educação musical, proposta didática

Resumo

Este trabalho é resultado parcial de estudos que vêm sendo realizados de forma independente com o objetivo de contribuir para a fundamentação teórica e prática de uma pedagogia musical diferente da que tem sido comumente adotada no ensino regular, especialmente nas escolas de Educação Infantil, nas quais as atividades musicais geralmente ficam a cargo de professores não especialistas. Parte-se da análise crítica de documentos oficiais que tratam da formação do professor generalista, com o intuito de verificar a existência (ou não) de indicações acerca da formação musical desse profissional. Entende-se que haja necessidade dessa formação, uma vez que os próprios Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (RCNEI) incluem uma proposta para a música. Verifica-se, entretanto, que essa nem sempre é a realidade observada em cursos de graduação em Pedagogia. Prossegue-se com a análise da proposta para a Música dos RCNEI, a qual se considera que, conquanto bastante rica e detalhada, não é uma proposta que pode ser facilmente levada a cabo por professores que não tenham uma formação especializada em música, entre outras coisas, por trabalhar, tanto em seus objetivos e conteúdos como em suas orientações didáticas, com conceitos específicos da área. Fundamenta-se, então, na perspectiva histórico-cultural do conhecimento – sobretudo na concepção de linguagem de Lev Vygotski e Mikhail Bakhtin – para apresentar uma proposta didática alternativa. Na elaboração dessa proposta, baseia-se também em autores brasileiros de Educação Musical.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.980

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Flávia Silveira Barbosa, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta, responsável pelas disciplinas de Prática de Ensino de Música, na Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Como Citar

BARBOSA, M. F. S. FORMAÇÃO MUSICAL DO PROFESSOR GENERALISTA E POSSIBILIDADES DE TRABALHO SIGNIFICATIVO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 57–72, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.980. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/980. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.