O ensino de geometria com base no sistema de conceitos geométricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9535

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Atividade Orientadora de Ensino, Sistema de conceitos geométricos

Resumo

O presente artigo é resultado da investigação realizada no doutorado, que teve como objeto a organização do ensino de geometria nos anos iniciais de escolarização, com o intuito buscarmos subsídios teóricos-metodológicos com vistas a superar a concepção de ensino presente nas práticas dos professores que lecionam nesta etapa de ensino, em que se enfatiza, predominante, os aspectos empíricos dos conceitos geométricos. Neste texto, focalizamos em revelar a unidade essencial para o ensino de geometria, o significado de conceito e as generalizações teóricas como premissas para a formação do sistema de conceitos. Para tanto, utilizamos como base teórica e metodológica os princípios da Teoria Histórico-Cultural e os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, por meio dos quais desvelaram que a unidade essencial para a sistematização dos conceitos geométricos se refere ao controle das variações das dimensões dos objetos e espaços. Concluímos afirmando que cada dimensão (comprimento, largura, altura/profundidade) representa uma grandeza que desencadeia as relações de comunalidade e generalidade entre os conceitos inferiores que, quando generalizados em uma categoria hierarquicamente distinta das demais, se tornam superiores, contribuindo para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico dos estudantes.

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Biografia do Autor

Merly Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

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Publicado

31-12-2022

Como Citar

FERREIRA, M.; GONZAGA DE MORAES, S. P. O ensino de geometria com base no sistema de conceitos geométricos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9535. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9535. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua