A questão dos multiletramentos e da cultura digital no ensino superior da ciência geográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8333

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Multiletramentos, Multimodalidade

Resumo

Sob o entendimento de que o letramento geográfico deve ser uma prática social, situada, plural, multiletrada e multimodal, tem-se como objetivo, neste artigo, evidenciar as contribuições dos novos estudos do letramento para a potencialização do ensino superior da ciência geográfica, o qual está inserido em um contexto marcado pela predominância da cultura digital. Para tanto, constitui-se como uma revisão de literatura que adota como metodologia a abordagem qualitativa e utiliza dos procedimentos pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Dentre os resultados, constata-se uma ínfima e irregular produção acerca da temática na área de conhecimento da Educação, que quantifica apenas 0,5% dos estudos relacionados sobre o tema. Além disso, com o levantamento das pesquisas não se detectou nenhum estudo, na referida área, que abrangesse os estudos sobre multiletramentos e multimodalidade no ensino de Geografia. Esses resultados ratificam a necessidade de adensar a produção na área, com vistas a potencializar o processo ensino e de aprendizagem dos diversos gêneros abrangidos pela ciência geográfica.

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Biografia do Autor

Daniel Cardoso Alves, UEMG/MG

Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciências Ambientais, Especialista em Análise do Espaço Geográfico e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Macilene Vilma Gonçalves Ribeiro, UEMG/MG

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Paradigmas Atuais em Educação pela Faculdade Pitágoras. Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC).

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

ALVES, D. C.; RIBEIRO, M. V. G. A questão dos multiletramentos e da cultura digital no ensino superior da ciência geográfica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 377–395, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8333. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8333. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua