(Des)interesse por escutar histórias: a fragmentação dos nexos de significação e a importância do contador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8331

Palavras-chave:

Contador de histórias, Formação docente, Psicanálise, Narração, Escola

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o desinteresse de algumas crianças em escutar histórias, evidenciado em atividades de “contação de histórias”, desenvolvidas em uma escola municipal de Campinas – SP como parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/CAPES. Na análise de registros feitos pelos pesquisadores ao longo do desenvolvimento do projeto constata-se a ausência de nexos de significação entre a magia do contador e as histórias na vida das crianças. Em diálogo com a filosofia de Walter Benjamin e alguns conceitos da psicanálise, a reflexão problematiza a forma como a criança se relaciona com a atividade de contar e escutar histórias na contemporaneidade. Tudo indica que contar histórias é mais uma das artes em via de extinção, pois faz falar um passado sem memórias, de um sujeito de histórias fragmentadas, multifacetado, que muitas vezes se manifesta apenas através dos traços daquilo que resta de uma experiência coletiva e/ou individual. A partir do conceito de transferência, conclui-se que o impacto da contação se apresenta proporcionalmente à intensidade da relação transferencial entre as crianças e o contador, na qual possa comparecer a escuta, atitude em que o contador e a criança necessitam silenciar para elaborar os conteúdos psíquicos. Apenas quando a escuta e o silêncio são possíveis, o interesse pela história aparece e se converte em momento de construção da narrativa e do narrador no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraya Souza, UNIVAP/SJC

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente na UNIVAP/SJC, no curso de Especialização Lato Sensu em Psicanálise e Psicopedagogia.

Ana Archangelo, UNICAMP/SP

Livre-Docente (2019), Doutora (1999) e Mestre (1995) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP). Professora da Faculdade de Educação E Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP).

Lilian Cardoso de Mendonça, Rede Municipal de Jaguariúna/SP

Mestre em Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), Professora contratada no Ensino Básico da Rede Municipal de Jaguariúna/SP.

Referências

BASTOS, I. B. B. A. A escuta psicanalítica e a educação. Psicol Inf. [Online], v. 13, n. 13, p. 91-98, 2009.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: Ensaios sobre a Literatura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

CHEVBOTAR, A. E. A. A construção do "espaço para ser" em sala de aula. 2018, 168 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

FREUD, S. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914-1980). Rio de Janeiro: Imago, 1980a. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, v. XIII).

FREUD, S. Conferências introdutórias sobre Psicanálise (1916-1917). Rio de Janeiro: Imago, 1980b. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, Parte III, v. XVI).

FREUD, S. Recordar, repetir e elaborar (1914-1980). Rio de Janeiro: Imago, 1980c. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas, v. XII).

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da Psicanálise. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

LOBO, S. Mães que fazem mal. São Paulo: Pasavento, 2018.

SOUZA JÚNIOR, A. P. de. Walter Benjamin entre tempo e linguagem: Experiência, transmissão e formação como crítica do destino e da culpa. 2016, 125f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

VILLELA, F. C. B; ARCHANGELO, A. Fundamentos da Escola Significativa. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2014.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

SOUZA, S.; ARCHANGELO, A.; MENDONÇA, L. C. de. (Des)interesse por escutar histórias: a fragmentação dos nexos de significação e a importância do contador. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 345–357, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8331. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8331. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua