Brincando na roda dos saberes: A capoeira angola e seu potencial ecoeducativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8326

Palavras-chave:

Educação, Ecológica, Brincar, Capoeira

Resumo

Este escrito é fruto do trabalho de tese defendido em 2018 pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), intitulada Brincando na Roda dos Saberes. Por meio de projeto de extensão universitária, a pesquisa atendeu crianças vinculadas a rede de ensino público na cidade de João Pessoa, Paraíba/Brasil, tendo como interesse os enigmas do “brincar capoeira”. Traz proposições acerca do ato de educar sob uma perspectiva ecológica, abordando a criatividade, a inteiração socioambiental, o engajamento solidário-afetivo e a reverência aos saberes de tradições populares, eixos transversais para uma prática Ecoeducativa. Considerando a experiência de campo e a fruição dialética dada na prática com teoria, os resultados do estudo perpassam uma noção pedagógico-didática do processo de aprendizagem e ensino com a Capoeira Angola, evocando a partir de seus fundamentos, princípios éticos consonantes a uma “corporeidade ecocentrada”.

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Biografia do Autor

Djavan Antério de Lucena Santos, Escola Nativa em João Pessoa/PB

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/PB), Professor na escola Nativa em João Pessoa/PB

Adelaide Alves Dias, UFPB/PB; UERN/RN

Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/RJ), Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Professora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (UFPB/PB) e em Ensino (UERN/RN).

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

SANTOS, D. A. de L.; DIAS, A. A. Brincando na roda dos saberes: A capoeira angola e seu potencial ecoeducativo. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 256–274, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8326. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8326. Acesso em: 24 abr. 2024.

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