O número nas tarefas escolares: uma proposta para a organização do ensino

Autores

  • Paula Tamyres Moya Professora da rede municipal de educação de Cambira-PR e da Faculdade de Apucarana (FAP/PR)
  • Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8196

Palavras-chave:

Conceito de número, Tarefas Escolares, Teoria Histórico-Cultural, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo, buscamos identificar, por meio da análise das tarefas escolares, como o processo de ensino e aprendizagem do conceito de número vem sendo desenvolvido no 1º ano do ensino fundamental. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter documental em que os cadernos dos escolares se constituíram em fontes de pesquisa. Os resultados dessa investigação revelaram que há o predomínio de tarefas escolares que priorizam o ensino da língua materna em detrimento do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos. Constatamos, também, que as tarefas escolares analisadas restringem o conceito de número às suas manifestações particulares e externas, características que mobilizam a formação do pensamento empírico do aluno influenciada pelos princípios da pedagogia tradicional. evidenciamos a necessidade da superação por incorporação do pensamento empírico pelo pensamento teórico. Davydov (1982;1988) defende um ensino voltado a formação do pensamento teórico, principal objetivo da escola. Diante disso, apresentamos neste estudo uma reflexão fundamentada nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, em especial, nas proposições do Sistema de Ensino de Davydov sobre o ensino do conceito de número a partir da dissertação de Moya (2015) objetivando identificar instrumentos e estratégias que nos auxiliem a ressignificar as tarefas escolares em direção à formação do pensamento teórico dos escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, C. S. C. et al. Matemática na Infância: Fascículo Medidas e Geometria. Pirassununga: SME: SME/Pirassununga, 2013. Disponível em: http://www.labeduc.fe.usp.br/wp-content/uploads/colecao_obeduc_livro_3.pdf. Acesso em: 02.11.2020.

ASSUMPÇÃO, M. P. Que tipo de pensamento a escola tem desenvolvido nos educandos? Uma análise das tarefas escolares do eixo números e operações. 143f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá. 2018.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais de matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984.

DAVÝDOV, V. V. Tipos de generalización enl aenseñanza. Havana: Pueblo y Educación, 1982.

DAVÝDOV, V. V. La ensenanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

FERREIRA, M. P. As bases para a organização do ensino de geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá. 2017.

HOBOLD, E. S. F. Proposições para o ensino da tabuada com base nas lógicas formal e dialética. 2014. 199 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, 2014.

LOCATELLI, S. O ensino de geometria: o que revelam as tarefas escolares? 148. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá. 2015.

MORAES, S. P. G.; VIGNOTO, J. O ensino de matemática nos primeiros anos de escolarização: uma análise sobre os cadernos dos escolares. Revista produção on-line, 2013.

MOYA, P. T. Princípios para a organização do ensino de matemática no primeiro ano do ensino fundamental. 2015. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2015.

MOYA, P.T.; MORAES, S. P. G. O ensino do conceito de número no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise sobre as tarefas escolares. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo, 2016.

ROSA, J. E.; MORAES, S. P. G.; CEDRO, W. L. A formação do pensamento teórico em uma atividade de ensino de matemática. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Liber livro, 2010. p. 135-149.

ROSA, J. E. Proposições de Davydov para o ensino de matemática no primeiro ano escolar: inter-relações dos sistemas de significações numéricas. 2012. 244 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

ROSENTAL, M. M. Princípios de lógica dialectica. Tradução de Augusto Vidal Boget. Uruguai: Montevideo, 1962.

TALIZINA, N. La formacíon de las habilidades del pensamiento matemático. Mexico: Editorial Universitaria Potosina, 2001.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas II. 2. ed. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2001.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

MOYA, P. T.; LACANALLO ARRAIS, L. F.; MORAES, S. P. G. de. O número nas tarefas escolares: uma proposta para a organização do ensino. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 439–455, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8196. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8196. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua