AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPEIA E OS NOVOS PAPEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS

Autores

  • Suely Ferreira Universidade Estadual de Goiás
  • João Ferreira de Oliveira Universidade Fedral de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.724

Palavras-chave:

Educação Superior, universidade, reformas, finalidades sociais

Resumo

O texto analisa o processo de constituição dos novos papéis sociais que estão sendo requeridos das universidades públicas no contexto da reforma da educação superior no Brasil e na União Europeia, desde os anos 1990, tendo por base o cenário de internacionalização desse nível de ensino, que coloca em debate a necessidade de reconfiguração das universidades públicas, em consonância com as aceleradas transformações decorrentes da reestruturação produtiva do capitalismo global. As reformas em curso vem possibilitando a introdução de novos agentes reguladores, além de certa padronização nos formatos institucionais e nos itinerários formativos, em prejuízo de uma formação mais acadêmica. Destacam-se, ainda, as novas demandas econômicas e o novo modus operandi da produção do conhecimento, bem como as mudanças nos critérios de relevância e de pertinência social, que implicam em alterações significativas na concepção de universidade, tornando-as mais afinadas com as exigências da globalização produtiva.

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Como Citar

FERREIRA, S.; OLIVEIRA, J. F. de. AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPEIA E OS NOVOS PAPEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.724. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/724. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Dossiê